agencia

Notícias

Sexta-feira, 14/02/2020 - 17h04

Prefeitura de São Luís realiza neste sábado (15) Dia D de vacinação contra o sarampo

Pela manhã, das 8h às 12h, estarão abertos todos os postos fixos de saúde da capital e à tarde, das 15h às 19h, as unidades volantes funcionarão nos shoppings Rio Anil, São Luís e no Shopping da Ilha

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Gestão do prefeito Edivaldo realiza neste sábado (15) Dia D de vacinação contra o sarampoA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) promoverá, neste sábado (15), o Dia D contra o sarampo. Estarão disponíveis, das 8h ao meio-dia, todos os postos fixos de saúde da capital maranhense e haverá mobilização de profissionais para receber o público-alvo (pessoas entre 5 e 19 anos de idade). Também estarão abertos, das 15h às 19h, as unidades volantes nos shoppings Rio Anil (no Piso L2) São Luís (no Jaracati) e no Shopping da Ilha (Maranhão Novo). O objetivo da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior é ofertar o serviço de caráter público e fundamental para os usuários que, porventura, não tenham tempo de se vacinar durante os dias de semana.

A Semus informa ainda que, após o Dia D, a vacina permanecerá disponível até o fim da primeira etapa da campanha, prevista para ser finalizada no dia 13 de março deste ano. “O público-alvo da campanha deve comparecer às salas de vacina levando a caderneta para que seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, quando necessário”, afirmou o secretário de Saúde de São Luís, Lula Fylho.

De acordo com orientação do Ministério da Saúde (MS), devem receber as doses nesta etapa da campanha, iniciada no dia 10 deste mês, pessoas não vacinadas ou com esquema de vacinação incompleto para o sarampo. A aplicação das doses é feita, neste caso, de forma seletiva, com base no MS e com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação.

No ano passado, durante uma das etapas da campanha contra o sarampo (no segundo semestre), mais de 12.900 pessoas foram protegidas. A Semus reforça que no mês de agosto deste ano está prevista a segunda etapa da campanha contra a doença, para as pessoas entre 30 e 59 anos de idade.

O sarampo é uma doença grave, causada por vírus e pode ser fatal. De acordo com o MS, sua transmissão ocorre quando a pessoa infectada tosse, fala ou espirra próximo de outro indivíduo.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem