agencia

Notícias

Quarta-feira, 19/02/2020 - 17h50

Prefeitura de São Luís intensifica campanha de educação para o trânsito durante o Carnaval

Objetivo da gestão do prefeito Edivaldo é reforçar a conscientização dos foliões para que brinquem com responsabilidade e reconheçam seu papel de cidadãos no trânsito

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís intensifica campanha de educação para o trânsito durante o CarnavalIntervenções viárias, desvios de rota, interdições de trechos, orientação, disciplinamento e educação para o trânsito são algumas das ações realizadas regularmente pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), que neste período de Carnaval se intensificam pelo grande movimento de pessoas e veículos nas ruas e avenidas da cidade. As ações, que seguem orientação do prefeito Edivaldo Holanda Junior, ocorrem nas principais avenidas da cidade, em locais com grande concentração de foliões e com blitzen educativas nos terminais de integração e outros locais da capital.

A SMTT, por meio da Coordenação de Educação para o Trânsito (Coetran) está conscientizando os foliões para que brinquem com responsabilidade e tenham consciência de seu papel no trânsito. Segundo o secretário da SMTT, Canindé Barros, o projeto de Educação para o Trânsito é fundamental para a formação de cidadãos responsáveis, obedientes às leis de trânsito e comprometidos com a sociedade.

“Por meio dos projetos desenvolvidos durante todo o ano pelo Coetran, conseguimos passar aos mais diversos públicos a importância de alguns valores como, por exemplo, respeito, cooperação, cortesia e responsabilidade. Atitudes que são muito importantes para que tenhamos um trânsito mais seguro e pacífico para todos”, disse Canindé. “Neste Carnaval, as ações de prevenção também estão voltadas para o pedestre, orientando sobre o uso devido das faixas de travessia, dinâmica do semáforo, andar sempre nas calçadas e passarelas, tornando-os assim corresponsáveis por um trânsito seguro”, completou o secretário.

Para a coordenadora da Coetran da SMTT, Ana Léa Aranha de Carvalho, esta é uma ação para alertar os condutores que o uso de álcool, ainda que em pequena dose, é um dos fatores de risco de maior impacto negativo na segurança viária. “As ações da SMTT são de caráter preventivo e informativo, baseado no Código Nacional de Trânsito Brasileiro, e ocorrem ainda em eventos culturais nos circuitos carnavalesco, festas alusivas ao Carnaval, bailes de idosos e infantis”, disse Ana Léa.

AÇÕES

Na manhã desta quarta-feira (19), os motoristas e passageiros do Terminal de Integração da Praia Grande receberam informações visando à sensibilização quanto à importância de adotar práticas que tragam segurança no trânsito, evitando acidentes.

A ação contou com as dicas dos educadores, no sentido de orientar os condutores e passageiros sobre o respeito à sinalização, distribuição de panfletos educativos e a presença da Turma do Joca, mascote da SMTT. Os personagens Joca, Juca e Gigi sempre chamam a atenção de todos, principalmente das crianças e dos estudantes. A turma do Joca alertou os transeuntes sobre o uso seguro da faixa de pedestres.

Ainda na programação desta quarta-feira (19), a equipe do Coetran e a Turma do Joca realizaram ação no Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso (Caisi), como forma de também inserir este público específico às ações sociais voltadas para a segurança no trânsito.

Na última terça-feira (18), a SMTT, em parceria com Instituto Brasileiro de Políticas Públicas (IBRAPP), realizou uma blitz educativa em frente ao Hospital da Criança, onde a Turma do Joca chamou a atenção dos pedestres e motoristas para as boas práticas no trânsito, principalmente no período carnavalesco.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem