agencia

Notícias

Sábado, 22/02/2020 - 09h14

Defesa Civil da Prefeitura de São Luís reforça plantão e segue com ações educativas durante o Carnaval

Órgão permanecerá vigilante com equipes disponíveis 24 horas e manterá ações educativas em áreas de risco mesmo durante as festividades

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Defesa Civil da Prefeitura de São Luís reforça plantão e segue com ações educativas durante o CarnavalDando continuidade ao trabalho de monitoramento das áreas de riscos da capital maranhense, intensificado desde o início das chuvas, a Prefeitura de São Luís, por meio da Superintendência da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), vai reforçar o plantão durante o período de Carnaval, com o trabalho continuo das equipes da Defesa Civil em regime de  plantão 24 horas. Também terá continuidade a campanha educativa de visitas às residências dos pontos de maior atenção, com a entrega de folhetos educativos contendo orientações diversas a serem adotadas em caso de alagamentos e deslizamentos de encostas. As ações seguem orientação do prefeito Edivaldo Holanda Junior para garantir a segurança de moradores de áreas de riscos já que este ano, a capital tem recebido um volume de chuvas intensa - em janeiro choveu 483 mm, índice acima da média histórica que é de 244 mm, e em fevereiro, já choveu mais de 220 mm.

A população também poderá acionar a Defesa Civil do município através dos canais de comunicação já disponibilizados pela Prefeitura para o comunicado urgente de ocorrências. No feriado de Carnaval, esses serviços também permanecem. Os números são: (98) 3212-8473, 153 (ligando de um número da operadora Oi), o  190 do Centro Integrado de Operações de Segurança  (Ciops) e o número (98) 98822 5352, pelo aplicativo de troca de mensagens WhatsApp.

Desde o início do ano, as equipes da Defesa Civil trabalham incansavelmente em ações de monitoramento das áreas de riscos em São Luís, com visitas diárias, distribuições de material didático com procedimentos que devem ser adotados em casos de ocorrências ou calamidades públicas, elaboração de laudos técnicos e plantões nos fins de semana.

“O trabalho é continuo, com as equipes da Defesa Civil se revesando nos atendimentos e nos procedimentos de segurança para garantir respostas rápidas em casos de sinistros causados pelas chuvas. A orientação do prefeito Edivaldo é auxílio total às comunidades das chamadas áreas de riscos mapeadas pelo serviço e o monitoramento constante durante o Carnaval para garantir a segurança da população ludovicense”, destaca o secretário municipal de Segurança com Cidadania, Heryco Coqueiro.

LONAS

De janeiro até o dia 21 de fevereiro, a Defesa Civil de São Luís já colocou lonas em terrenos localizados dentro de áreas de riscos mapeadas pelo órgão municipal como João de Deus,  Vila Embratel, Vila Dom Luís, Sá Viana, Alto da Penha e Túnel do Sacavém. 

Na sexta-feira (21), uma equipe da Defesa Civil fez a colocação de lona plástica em uma encosta localizada na comunidade da Quinta dos Machados. No local, não há ocorrências registradas, mas o monitoramento é constante. O material deve reforçar a preservação do terreno, comprometido em grande parte pela ação de escavações irregulares. 

CAMPANHA EDUCATIVA

Outra ação da Defesa Civil que vai continuar durante o período de Carnaval é a campanha educativa que consiste em fazer visitas a residências em áreas de riscos de São Luís levando material didático e orientando sobre como proceder em caso de ocorrências. Até o momento, mais de 100 localidades da capital foram alcançadas pela ação. 

Segundo a superintendente da Defesa Civil, Elitania Barros, durante a campanha também é feita uma  avaliação do cenário e atualização das informações quanto à situação de risco dos locais visitados. “Durante as visitas, conversamos com os moradores, enfatizando sobre como eles devem fazer antes, durante e depois das chuvas. Também  disponibilizamos contatos telefônicos para que a comunidade possa fazer o comunicado de ocorrências”, ressalta. 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem