agencia

Notícias

Quarta-feira, 26/02/2020 - 19h27

Ora São Luís e Retiros Culturais, promovido pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado, reúne multidão na Maria Aragão

Evento teve 12 horas de programação com a presença de cantores locais, nacionais e atração internacional, se consolidando como o maior do Maranhão

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Ora São Luís e Retiros Culturais, promovido pela Prefeitura de São Luís e Governo do Estado, reúne multidão na Maria AragãoMilhares de pessoas compareceram à Praça Maria Aragão, nesta Quarta-feira de Cinzas (26), para louvar e adorar a Deus no evento que já é considerado um dos maiores acontecimentos da música gospel no Maranhão: o Ora São Luís e Retiros Culturais, que é realizado pela Prefeitura e o Governo do Estado. 

O prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Junior, disse que edição deste ano do Ora São Luís consolida ainda mais a música evangélica como parte integrante da agenda cultural da cidade, encerrando o período carnavalesco. “Tivemos um grande Carnaval, realizado pela Prefeitura e o Governo do Estado, fechando nesta Quarta-feira de Cinzas oferecendo para o público cristão uma linda festa, com muitas bandas, entre elas bandas de São Luís, além de grupos musicais reconhecidos nacional e internacionalmente. Este é um momento muito importante para São Luís, em que as pessoas reservam para celebrar, glorificar e louvar a Deus”, disse Edivaldo.

A senadora Eliziane Gama também acompanhou o evento. "É uma noite linda, que já está no calendário do Estado do Maranhão, com a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado fazendo valer uma lei de nossa autoria, a Lei 8.904/08 que assegura a Semana Maranhense de Retiros Culturais. E o que vemos é uma unidade do povo de Deus para abençoar o Maranhão nesta Quarta-Feira de Cinzas", disse a senadora. 

O secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, destacou a importância do evento. "O evento mostra o quanto o Maranhão é diversificado e como o poder público está presente em todas estas áreas. Tem as pessoas que curtem o Carnaval  e também as que escolhem este momento para orar por todos nós".  

O público foi agraciado com a apresentação de artistas locais, nacionais e atração internacional da banda Christafari, vinda dos Estados Unidos e que se notabilizou pelas canções e louvores ao ritmo do reggae cristão. As principais atrações que comandaram o Ora São Luís deste ano foram as bandas Som e Louvor, Fogo e Glória, Marcados Pela Promessa, Ministério Vida em Comunhão e Casa Worship. Dos artistas gospel a subir no palco estiveram Isaac, Maurício Paes, Lídia Caroline, Damares, Priscila Alcântara e Midian Lima.

“Esta é a segunda vez que venho ao Ora São Luís e tem sido muito legal ver todo este público cristão reunido em um evento na praça para louvar a Deus”, comentou a jovem Fernanda Rebeca Ferreira de Oliveira, acompanhada de Gabriela e Luciene Ferreira, respectivamente. “A gente mora no Centro e este é o único evento deste período que combina com a nossa fé”, completou Luciene. A família congrega-se na igreja Assembleia de Deus.

O casal de noivos Denis Ruan Mendes dos Santos e Natália Araújo também participaram do Ora São Luís pelo segundo ano consecutivo. “Está muito bem organizado e podemos ter um momento de louvor a Deus em clima de paz e tranquilidade. É bom encerrar o período de retiro com esta festa na praça”, disse Denis. “Esta festa é uma ótima opção para fugirmos de outras situações que ocorrem neste período, onde o público cristão não fica tão à vontade”, acrescentou Natália. Noivos há 3 meses, Denis e Natália são moradores do Conjunto Maiobão e se conheceram na Igreja Pentecostal Semente da Fé.

Quem aproveitou o momento para completar a renda familiar foi Maria José Silva dos Santos, moradora do bairro Vila Nova, que habilidosamente equilibrava uma bandeja metálica cheia de salgadinhos, as pururucas, como ela explicou. “Eu passei todos os outros dias do Carnaval vendendo pururuca, nos blocos e outras brincadeiras”, ressaltou a idosa.

“Fazemos música de adoração a Deus em vários ritmos populares e temos em nosso repertório até forró”, explicou Luan Martins, membro da banda Ministério Vida em Comunhão, que integra ainda cantoras Wanessa Lisboa, Wania Lisboa, Isaías Lisboa e Daniel Frazão. A banda é de São Luís e tem participado constantemente de eventos evangélicos organizados na Ilha, como o show Virada Cultural, ocorrido no Reveillon, isto é, na passagem do dia 31 de dezembro de 2019 para 1º de janeiro de 2020, também realizado pela Prefeitura, na Praça Maria Aragão.

Uma das bandas que agitou o público do Ora São Luís e Retiros Culturais deste ano, subindo ao palco da Praça Maria Aragão quase no fim da tarde, foi o grupo Marcados Pela Promessa, que contagiou a todos com um repertório repleto de canções de exaltação a Deus, todas ao ritmo do Carnaval de trios elétricos, o axé baiano, que se tornou conhecido em todo o país e também no exterior.

Antes, bem no início da programação, que começou por volta de 15h, teve apresentação das bandas Som e Louvor, Fogo e Glória e música eletrônica também. A banda Fogo e Glória tem inovado no universo musical cristão com repertório de forró e canções inspiradas em passagens bíblicas, mesclando o ritmo tradicional do Nordeste ao louvor de adoração cristã.

Em ritmo de forró, a Banda Som e Louvor foi mais um dos destaques do evento deste ano. O grupo, que tem no repertório músicas como "Festa de crente", "Não troco meu Jesus" e "Hoje eu vou pro culto".

Uma das atrações mais esperadas da noite foi a banda internacional Christafari, de reggae cristão, vinda dos EUA, fundada pelo músico, produtor e pastor Mark Mohr, que desde os 17 anos abraçou a fé cristã e passou a compor músicas que tratam de temas como combate às drogas, à violência e pregando a Palavra de Deus. A Christafari tem como destaque canções como "Hosanna", "Oceans", "Here I am to workship" e "Christafari".

ORGANIZAÇÃO

Segundo a organização do evento, cerca de 80 mil pessoas participaram das celebrações do Ora São Luís e Retiros Culturais e a Prefeitura colocou toda uma infraestrutura e serviços à disposição do público. Haviam de prontidão duas ambulâncias do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) e mais uma ambulância do Corpo de Bombeiros.

Os bombeiros também disponibilizaram um veículo de resgate e combate à incêndio, um Auto Bomba Tanque (ABT), além de equipes de socorristas espalhadas no perímetro da praça. A Prefeitura e o Governo mobilizaram várias equipes da Guarda Municipal para a segurança, auxiliadas por dezenas de policiais militares do Batalhão Tiradentes, da Polícia Militar do Maranhão.

Durante o Ora São Luís, muitos comerciantes aproveitaram para montar barracas e vender lanches como hot-dog, hambúrgueres, batatas fritas, churros, doces e churrasquinho. “O movimento é sempre bom em eventos organizados na Praça Maria Aragão, pois aqui muitas famílias vêm assistir aos shows e aproveitam para fazer um lanche ou uma refeição”, disse Marileide Silva, que transitava pela praça vendendo pequenas porções de batatas fritas.

Esta é a 14ª edição de encerramento da Semana Maranhense de Retiros Culturais que é assegurada pela Lei 8.904/08 que reconhece a arte evangélica como cultura. O evento é uma realização das Igrejas Evangélicas do Maranhão, Governo do Estado e Prefeitura de São Luís.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem