agencia

Notícias

Sábado, 07/03/2020 - 11h33

Prefeitura de São Luís inicia obras de intervenção de trânsito na Avenida Daniel de La Touche e nova praça no Vinhais

Serviços foram iniciados neste sábado (07) esta semana também foram assinadas Ordem de Serviços para construção de praças e reformas de logradouros e ainda prosseguiu com asfaltamento em bairros da capital

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís inicia obras de intervenção de trânsito na Avenida Daniel de La Touche e nova praça no Vinhais

Encerrando uma semana de muitas ações, a Prefeitura de São Luís iniciou duas novas frentes de trabalho neste sábado (7): a intervenção viária na Avenida Daniel de La Touche e a construção de uma nova praça no Vinhais. Os serviços integram o programa São Luís em Obras e vão garantir mais segurança no trânsito e qualidade de vida para a população. A Prefeitura também avança com obras em execução pela cidade como a Ponte do Baixão, no São Cristóvão. Esta foi mais um intensa semana de agenda de serviços do gestor municipal que ao logo da semana assinou Ordem de Serviço pra a construção de outras sete praças no Vinhais, reforma do Largo do Carmo, Praça João Lisboa, Rua de Nazaré e entorno, além de asfalto no Sacavém e entrega de Unidade de Saúde na Cidade Olímpica.

Durante o lançamento das duas obras o prefeito Edivaldo destacou que o programa São Luís em Obras tem provocado grandes transformações em São Luís. "Estamos lançando mais duas obras neste sábado. Ampliando nossos investimentos no Vinhais estamos construindo mais uma praça de um pacote de 50 que serão feitas em toda a cidade. Somente no Vinhais estamos com oito em obras. Na Cohama, que também já recebeu ações importantes, iniciamos uma intervenção de trânsito que irá desafogar o tráfego nesta região. Estes são dois bairros que já transformamos por meio do São Luís em Obras, que tem mudado a realidade dos seus moradores. Hoje, temos obras do programa em todas as regiões da cidade, beneficiando toda a população", disse o prefeito.

INTERVENÇÃO VIÁRIA 

Na Cohama, a nova mudança na configuração geométrica da via consistirá no alargamento da Avenida Daniel de La Touche, do supermercado Mateus à rua do Aririzal, com o estreitamento do canteiro central e acréscimo de uma pista, aumentando de três para quatro faixas de rolamento. O atual conjunto semafórico será deslocado para um novo cruzamento que ficará à altura da Rua 24 (Rua da Caixa d’Água da Cohama).

A alteração de configuração geométrica e do conjunto semafórico implicará, ainda, na mudança da atual entrada de veículos para o sentido Residencial Pinheiros, nas vias de acesso atuais para os motoristas que vem do sentido bairro Olho d’Água. 

A mudança representará a duplicação do volume de veículos que trafega pela região. Atualmente o trânsito na área é bem denso em razão do grande volume de veículos que trafegam pela Daniel de La Touche, saindo dos bairros ou vindo da Jerônimo de Albuquerque. A mudança na geometria do trânsito neste trecho vai proporcionar a criação de um cruzamento simples de dois tipos, duplicando o volume de tráfego sem engarrafar o trânsito. Ou seja, o tempo de deslocamento será menor.

Com a mudança, o motorista precisará fazer um retorno de quadra pela Rua Euclides Farias (rua da em frente à Igreja Católica), seguindo para Rua da Caixa d’Água e fazendo o cruzamento da avenida, seguindo para o seu destino. A via de acesso ao Residencial Pinheiros para os motoristas que vem do sentido Elevado da Cohama, pela lateral do supermercado, não será alterada.

O titular da Semosp, Antonio Araujo, destacou que esta é mais uma importante obra viária realizada na cidade. "O prefeito Edivaldo tem feito importantes intervenções viárias que têm facilitado o tráfego de São Luís. Além desta obra que estamos executando na Cohama, faremos outra na região do Vinhais. Com isso, todo o tráfego nas avenidas Jerônimo de Albuquerque e Daniel de La Touche será desafogado", disse.

MOBILIDADE

Esta não é a primeira intervenção de trânsito executada na região. Já foram feitas mudanças na configuração geométrica e implantação de nova sinalização na Rua do Aririzal e nas vias entorno, às quais trouxeram melhorias significativas para a fluidez do trânsito na região.

As intervenções na Avenida Daniel de La Touche se somam às demais ações promovidas nessa via e em outras da região, como a que foi realizada na Cohab, em um outro trecho da Avenida Jerônimo de Albuquerque, nas proximidades do Supermercado Mateus e Hospital São Domingos. Outra obra que contribuiu para melhoria do trânsito na região é o Complexo Viário da Forquilha e a reestruturação viária no São Cristóvão.

PRAÇA NO VINHAIS

O projeto arquitetônico da praça, localizada na Rua 27, no Vinhais, contempla a construção do piso, instalação de equipamentos como aparelhos de ginástica, área para playground, bancos e paisagismo, seguindo as dimensões da área da praça. "Esta será uma praça voltada para a prática esportiva, contribuindo para a qualidade de vida dos moradores do entorno, que terão um espaço qualificado para praticarem atividade física diariamente", disse o presidente do Impur, Fábio Henrique Carvalho.

O Conjunto Vinhais foi construído há 40 anos. No bairro há diversas áreas que foram reservadas para a construção de praças, no entanto, nunca foram feitas. "Eu moro aqui há 40 anos e Edivaldo é o primeiro prefeito a construir estas praças. Para mim é um sonho realizado. Agora a gente vai ter onde praticar atividade física", disse Fátima Reis.

A construção das praças amplia os investimentos da Prefeitura de São Luís no Conjunto Vinhais que recentemente foi recebeu um amplo pacote de obras de asfaltamento (totalizando 16 km de pavimentação, beneficiando duas avenidas e 63 ruas) por meio o programa São Luís em Obras. Ao longo da gestão também já foi executada toda a reforma da Praça do Letrado entre diversas outras ações no bairro.

SÃO LUÍS EM OBRAS

O macroprograma São Luís em Obras foi lançado pelo prefeito Edivaldo no início de agosto de 2019 e inclui obras de infraestrutura com pavimentação, macrodrenagem, construção de pontes, reforma e construção de mercados, requalificação de espaços públicos, construção de Ecopontos, reforma de postos de saúde e de escolas, requalificação da área central da cidade, entre muitas outras ações por toda a cidade.

Nesta semana novas frentes de serviços foram lançadas. Na segunda-feira (2) foi iniciada a construção de sete praças no Vinhais. Na terça-feira (3), foi iniciada a reforma da Praça João Lisboa, Largo do Carmo, Rua de Nazaré e entorno. Na quinta-feira (5) teve início o asfaltamento no Sacavém. Na sexta-feira (6) foi entregue o Centro de Saúde Cidade Olímpica I totalmente reformado. 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem