agencia

Notícias

Quinta-feira, 12/03/2020 - 09h37

Prefeitura de São Luís promove curso de capacitação voltado para conselheiros municipais de saúde

Curso Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS foi iniciado esta semana e terá três turmas com 30 vagas cada; ação é parte da política de incentivo à formação implantada pelo prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís promove curso de capacitação voltado para conselheiros municipais de saúdeA Prefeitura de São Luís, por meio da Escola de Governo e Gestão Municipal (EGGEM), órgão ligado à Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), atendendo a uma demanda especifica da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, está promovendo o curso Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS para conselheiros de saúde do Município de São Luís. A capacitação é parte da política de incentivo à formação de servidores públicos e entidades colegiadas implantada pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior.

O objetivo é dotar os participantes de instrumentos que favoreçam o desempenho de suas atribuições legais quanto ao controle e fiscalização da Política de Saúde de São Luís, por meio de um processo de capacitação pautado nos componentes da Política Estratégica e Participativa do SUS. “O prefeito Edivaldo, dentro da sua política de valorizar a capacitação, foi sensível a essa demanda e autorizou a realização desse treinamento que tem a intenção de qualificar os conselheiros nos princípios estratégicos e da gestão da politica de saúde do SUS", disse o secretário municipal de Planejamento, José Cursino Moreira.

“Os conselheiros terão possibilidade de conhecer mais sobre temas bem diferenciados e pertinentes à atividade que eles exercem. Além de possibilitar a troca de experiência. Será muito gratificante para escola, que está atendendo mais uma vez a solicitação de demanda especifica, contemplando tanto o serviço público quanto as entidades que trabalham e ajudam fiscalizar e acompanhar as politicas públicas do município”, disse a diretora da EGEEM, Maria Eugênia Branco.

O curso tem carga horária total de 180 horas, com 30 vagas por turma, num total de 90 vagas.  A primeira turma vai de 11 de março a 27 de abril; a segunda de 29 de abril a 15 de junho; e a terceira  de 10 de agosto a 29 de setembro, com aulas no horário de 14h às 18h. A capacitação está sendo realizada na sede da Escola de Governo e Gestão Municipal localizada, na Rua das Sucupiras, Quadra D N°48 Renascenças I, e será ministrado pelos professores Ana Cleide Mineu Costa, Dagolberto Calazans Pereira, Arlete Rôse Oliveira dos Santos, Héryco Oliveira Coqueiro e Maria do Socorro Silva Novais.

A aula inaugural aconteceu na última segunda-feira (9), com a palestra “A Saúde como Direito de Todos”, com David Rafael Veras, defensor do Núcleo de Defesa da Criança e Adolescente da Defensoria Pública Estadual do Maranhão. Estiveram presentes o secretário Municipal de Saúde Lula Fylho e a adjunta Natália Mandarino e outras autoridades.

ESCOLA

A Escola de Governo e Gestão Municipal integra a estrutura administrativa da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan). Atua com diversos programas e projetos que procuram atender as necessidades permanentes e de aprendizado dos servidores públicos municipais.

Além da formação de gestores, especialistas e capacitação do pessoal técnico-administrativo, a Eggem também atua em eventos técnicos, científicos e culturais; implementação de projetos especiais e desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias para a gestão do conhecimento, entre outros.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem