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Quinta-feira, 12/03/2020 - 08h15

Prefeitura de São Luís disponibiliza serviços online de emissão de documentos funcionais para servidores municipais

Na página da Semad é possível ter acesso a diversos serviços como emissão do comprovante de rendimentos para o Imposto de Renda

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Da Redação - Agência São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Administração (Semad), disponibiliza diversos serviços online para os servidores municipais acessarem, com segurança e comodidade, documentos relacionados à sua vida funcional. O serviço soma-se a outros implementadas pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior dentro do programa de Valorização do Servidor Público que tem como objetivos principais avanços na gestão de pessoas.  

O Portal do Servidor, que concentra as principais informações funcionais dos servidores, e o sistema de emissão do comprovante de rendimentos para o Imposto de Renda são alguns dos serviços online disponíveis na página da Semad (www.saoluis.ma.gov.br/semad), dispensando, assim, o deslocamento do servidor até a Central de Atendimento - CEAT ou ao setor de Recursos Humanos de seu órgão de origem.

“Além de garantir o acesso online do servidor às suas informações funcionais, a gestão do prefeito Edivaldo tem implementado dispositivos de segurança como o validador de documentos que gera um código para verificar a autenticidade do contracheque, prevenindo  fraudes como a falsificação de documentos do servidor municipal”, destaca Mittyz Rodrigues, titular da Secretaria de Administração.

Confira os principais sistemas à disposição do servidor da Prefeitura de São Luís

PORTAL DO SERVIDOR

Portal de acesso pessoal e intransferível aos dados da vida funcional do servidor municipal, concentra dados pessoais e de vínculos funcionais, histórico de documentos como contracheque, comprovante de rendimentos, ficha financeira anual e cadastros de períodos aquisitivos, formação e dependentes. Entre os serviços online disponíveis no Portal do Servidor está ainda o cadastro de contribuição sindical, que oferece a opção do servidor informar previamente se deseja contribuir.

Confira a seguir o passo a passo para acessar o Portal do Servidor:

1)   No portal da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br), clicar em "Servidor" na faixa verde "Serviços"; 

2)   Em seguida clicar na opção “Portal do Servidor”; 

3)   Informar matrícula sem o dígito e senha.

4)   Todos os serviços estão acessíveis na barra lateral esquerda da tela.

Entre as novidades destacam-se a recuperação de senha e/ou geração de novo acesso feitos pelo próprio servidor. Para garantir uma futura recuperação de senha, após o login no Portal do Servidor, basta selecionar a opção “Cadastrar e-mail” na barra lateral esquerda, inserir o e-mail desejado e clicar em salvar. Já nos casos em que o servidor precise gerar nova senha de acesso, é possível fazê-lo na tela de login do próprio Portal do Servidor por meio da nova opção “Esqueceu sua senha?”, informando os dados de CPF, Data de Nascimento e Nome da mãe.

CONTRACHEQUE ELETRÔNICO 

Disponível no Portal do Servidor e nos terminais de autoatendimento do Banco do Brasil, o contracheque fornece os dados sobre os vencimentos do servidor municipal, com os respectivos descontos e gratificações. 

Para emitir o contracheque via Terminal de Autoatendimento do BB, o passo a passo é o seguinte: 

1)   Na tela inicial, acessar a opção "Saldos, Extratos e Conta corrente";

2)   Acessar "BB CONTRACHEQUE";

3)   Digitar o número da matrícula com o dígito antecedido de zero, pressionando a tecla "ENTRA" ao concluir. Ex.: Se a matrícula é 123456-1, digitar 12345601;

4)   Digitar o mês desejado, pressionando a tecla "ENTRA" ao concluir;

5)   Digitar o ano desejado, pressionando a tecla "ENTRA" ao concluir;

6)   Inserir cartão e posicionar o dedo no leitor de biometria conforme a imagem na tela, quando ocorrerá a emissão do contracheque caso este conste na base de dados do Banco. 

VALIDADOR DE DOCUMENTOS

Com a finalidade de proteger os dados de vencimentos do servidor, este dispositivo de segurança está em funcionamento desde o final de 2019 e foi desenvolvido para comprovar a veracidade de documentos funcionais pessoais como o contracheque, que atualmente é emitido com um código de validação a prova de fraudes. 

Conheça o passo a passo para validar o contracheque:

1)   Na página da SEMAD no Portal da Prefeitura (http://www.saoluis.ma.gov.br/semad), clicar em "Serviços online" na barra lateral esquerda; 

2)   Em seguida clicar na opção “Validador de documentos”; 

3)   Informar código de validação impresso no contracheque.

COMPROVANTE DE RENDIMENTOS PARA IMPOSTO DE RENDA

O emissor de rendimentos é disponibilizado no portal da Prefeitura de São Luís todos os anos na época da declaração do Imposto de Renda. O acesso é feito pelo número da matrícula e da respectiva senha do contracheque do servidor. Para emitir a declaração de rendimentos online, basta seguir o passo a passo abaixo:

1)   No portal da Prefeitura (www.saoluis.ma.gov.br), clicar em "Servidor" na faixa verde "Serviços"; 

2)   Em seguida clicar na opção "Declaração de Rendimentos - I.R.";

3)   Informar matrícula sem o dígito e senha.

As informações atuais fornecidas no comprovante são relativas aos rendimentos do servidor no ano-calendário 2019 e sobre o Imposto de Renda Retido na Fonte - IRRF. O prazo para entrega da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF vai de 2 de março a 30 de abril de 2020.

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