agencia

Notícias

Terça-feira, 19/05/2020 - 08h42

Prefeitura de São Luís mantém fiscalizações em espaços públicos da capital como forma de combate e prevenção à Covid-19

Equipes da gestão do prefeito Edivaldo seguem presentes em pontos estratégicos da capital com a finalidade de evitar a aglomeração de pessoas e garantir regras do isolamento social

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís segue com fiscalizações em espaços públicos da capital como forma de combate e prevenção à covid-19A Prefeitura de São Luís segue com as ações de fiscalização em mercados, feiras, comércios de bairros e outros locais públicos e de uso comum para evitar aglomeração de pessoas, mesmo com fim da vigência do lockdown, já que o isolamento social continua sendo indicado pelas autoridades de saúde e governamentais. Ações como estas visam à prevenção à covid-19 bem como o cumprimento das regras estabelecidas nos decretos estadual e municipal e que devem ser seguidas por comerciantes e população enquanto perdurar a crise sanitária. Sob a orientação do prefeito Edivaldo Holanda Junior, as equipes das secretarias municipais de Agricultura, Pesca e Abastecimento (semapa), Segurança com Cidadania (Semusc) e Habitação e Urbanismo (Semurh), por meio da Blitz Urbana, têm visitado pontos estratégicos da capital realizando vistorias.

De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Emerson Macedo, as ações de fiscalização nas feiras e mercados continuarão. “Finalizamos o lockdown, mas o trabalho de disciplinamento continua. Diariamente os bombeiros civis estão sendo distribuídos em todas as feiras e mercados de São Luís para assegurar a organização desses espaços visando controlar a quantidade de pessoas transitando nestes locais para fins de combate e prevenção à contaminação do novo coronavírus”, explicou o titular da Semapa. 

A Semapa está reforçando a importância da higienização de produtos, limpeza e desinfecção das áreas, entre outras ações. Equipes formadas por até 10 bombeiros civis contratados pela Prefeitura para atuar nas ações de fiscalização das feiras e mercados vistoriaram bairros  como Anil, Anjo da Guarda, Bom Jesus, Mercado Central, Cohab, Coroadinho, São Francisco, Macaúba e outros. No domingo (17), a Semapa em parceria com a Polícia Militar, a Associação Comercial do bairro Vila Luizão e adjacências e o efetivo de 50 bombeiros civis contratados pela Prefeitura de São Luís, realizaram o controle de fluxo e orientações com os consumidores e feirantes daquele bairro.

O titular da Semusc, Heryco Coqueiro, ressalta que a recomendação do prefeito Edivaldo  é não medir esforços para preservar a saúde da população de São Luís. “A Guarda Municipal de São Luís está com todo o efetivo nas ruas, em carros e motocicletas, para garantir o cumprimento das medidas de prevenção da saúde pública e distanciamento social", destaca Heryco Coqueiro.

Após o encerramento do lockdown, a Blitz segue dando continuidade às ações de fiscalização comuns ao órgão e garantindo as condições do isolamento social na cidade. “Hoje nós retornamos aos nossos trabalhos de rotina, temos muitas demandas acumuladas que vamos executar ao longo da semana. Como a vistoria de obras irregulares, invasões de áreas públicas, entre outras ações que serão demandadas no decorrer da semana”, disse o superintendente da Blitz Urbana, Arnoldo Bastos.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem