agencia

Notícias

Quinta-feira, 21/05/2020 - 15h15

Prefeitura de São Luís garante inspeção de produtos de origem animal e certificação sanitária com vistorias em abatedouros da cidade

Serviço, considerado essencial, segue durante pandemia, quando fiscais municipais, seguindo orientação do prefeito Edivaldo, conscientizam ainda sobre o reforço das normas sanitárias e distanciamento social no combate ao novo coronavírus

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís garante inspeção de produtos de origem animal e certificação sanitária com vistorias em abatedouros da cidadeA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), realizou vistoria em três abatedouros de bovinos e bubalinos registrados no Serviço de Inspeção Municipal de São Luís (SIM), na região de Itapera, zona rural de São Luís, na manhã de quarta-feira (20). A inspeção de produtos de origem animal e certificação sanitária seguem funcionando normalmente, mesmo durante a pandemia, por se tratar de serviço essencial. Seguindo a orientação do prefeito Edivaldo Holanda Junior, durante as ações, os fiscais municipais também conscientizam sobre a necessidade do cumprimento das normas de distanciamento social e reforço nas regaras de higiene necessárias para o combate ao novo coronavírus. 

A Semapa mantém o monitoramento diário de empresas e representantes do setor produtivo, zelando para que sejam adotadas todas as medidas de proteção aos trabalhadores dos frigoríficos no exercício de suas atividades consideradas essenciais. “A inspeção de produtos de origem animal e certificação sanitária, seguem funcionando normalmente com todos os cuidados necessários para que não ocorram prejuízos à manutenção do abastecimento público. Segurança alimentar e saúde pública andam juntas. Reforçamos as orientações acerca da assepsia dos objetos de uso comum entre os funcionários, restrições a aglomerações, utilização de máscaras e medidas de distanciamento social nos abatedouros”, destacou o secretário Émerson Macedo. 

De acordo com o superintendente da inspeção sanitária animal e vegetal da Semapa, Francisco Soares, “essa atividade visa o bem-estar coletivo, com intuito de contribuir de forma significativa para amenizar o impacto da pandemia na população, uma vez que, os abatedouros abastecem mercados e feiras de São Luís, assim também como supermercados da cidade”, afirmou Francisco Soares.

ABASTECIMENTO

O médico veterinário Raimundo de Oliveira, responsável técnico por um dos frigoríficos vistoriados conta que mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus o fornecimento de 200 bovinos diários está ocorrendo normalmente para toda a Ilha de São Luís e cidades adjacentes. “Todos os funcionários já foram orientados quanto à higiene das mãos e ao uso ininterrupto das máscaras e do álcool em gel. Precisamos que cada um faça sua parte para combater esse vírus que pode levar até a morte”, afirmou.

Para a médica veterinária, Hilmanara da Silva, supervisora de produtos de origem animal, na área de inspeção, "a fiscalização dos órgãos é de extrema importância, pois visa assegurar à população um alimento saudável na mesa do consumidor, evitando, assim, doenças que poderão ser transmitidas por meio de um produto contaminado”, ressaltou a servidora.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem