agencia

Notícias

Sábado, 20/06/2020 - 13h17

Prefeitura de São Luís executa obras de urbanização no bairro Geniparana

Serviços contemplam drenagem e pavimentação no Geniparana, Geniparana II e Recanto Geniparana; trabalhos integram o programa São Luís em Obras; prefeito também vistoriou serviços no complexo do Largo do Carmo, Praça João Lisboa, Rua de Nazaré e entorno bem como as obras do Santa Bárbara

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís executa obras de urbanização no bairro Geniparana A Prefeitura de São Luís chegou com obras de urbanização em mais uma região de São Luís, os bairros Geniparana, Geniparana II e Recanto Geniparana, onde o asfaltamento está avançando em ritmo acelerado. Neste sábado (20), ele vistoriou os serviços, que estão recebendo a aprovação da comunidade. Ao todo, serão quase 6 km de pavimentação implantado nos bairros que, pela primeira vez, estão recebendo obras deste tipo. Os trabalhos integram o programa São Luís em Obras, por meio do qual já foram pavimentadas mais de mil ruas em mais 80 bairros (entre os finalizados e em obras) da capital. Ainda na manhã de sábado o prefeito vistoriou os serviços no complexo do Largo do Carmo, Praça João Lisboa, Rua de Nazaré e entorno e obras do Santa Bárbara

No Geniparana, o prefeito Edivaldo destacou que as obras que estão sendo executadas no local vão transformar para melhor o bairro com impacto na qualidade de vida dos moradores. “Por meio do programa São Luís em Obras estamos resolvendo problemas que a população vem enfrentando há décadas. O asfaltamento do Geniparana vai favorecer a mobilidade, o comércio e a qualidade de vida dos moradores. Além do asfaltamento, vamos implantar rede de drenagem profunda, acabando com o sofrimento dos moradores nos dias de chuvas. Este é o maior programa de recuperação viária já executado na cidade. Só com o São Luís em Obras já alcançamos mais de 80 bairros com pavimentação e vamos seguir avançando para outras regiões da cidade até o fim deste ano”, disse o gestor municipal que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda e secretários municipais.

Os moradores receberam com satisfação o início das obras no bairro, pois o asfaltamento das ruas da região do Geniparana é uma demanda antiga da comunidade, que há pelo menos 30 anos espera sair da poeira nos dias de calor e do lamaçal dos dias de chuva.

“Em nome da comunidade eu quero agradecer por essa excelente obra e por trazer este serviço para o Geniparana, um bairro que existe há mais de 30 anos e agora está sendo beneficiado pela Prefeitura de São Luís. É uma obra que a gente vem lutando há muitos anos e que vai melhorar muito a vida da nossa comunidade”, disse o morador Walter Soares.

Esta realidade já é passado para os moradores da Avenida Rio Paraíba, onde os trabalhos já foram concluídos. Em outras vias está sendo feita a terraplanagem para que possa ser implantado o pavimento. Ao todo, mais de 30 vias entre ruas, avenidas e travessas, serão asfaltadas na região.

URBANIZAÇÃO

O asfaltamento do Geniparana integra o programa São Luís em Obras, criado pelo prefeito Edivaldo e que tem promovido a maior urbanização da história de São Luís. Em muitas regiões é a primeira vez que as vias estão recebendo asfalto. É o caso do Alto da Esperança, na área Itaqui-Bacanga; Residenciais Alexandra Tavares, Maria Aragão e Tiradentes e a Avenida Brasil, ambos na região da Cidade Olímpica.

João Paulo, Ilhinha, São Francisco, Coheb/Sacavém, Jaguarema, Pirapora, Santo Antônio, Geniparama são outras localidades onde a Prefeitura de São Luís avança atualmente com novo pavimento, mas a lista de bairros com obras de asfaltamento nos últimos dois anos é muito maior e inclui o polo Cohatrac, Vinhais, Angelim, Cohama, Rio Anil, Cohaserma, Bela Vista, Diamante, Filipinho, Fumacê, Vila Bacanga, Centro, Liberdade e dezenas de outros.

COMPLEXO

Na manhã deste sábado (20), o prefeito Edivaldo também vistoriou as obras que estão em andamento no Complexo do Largo do Carmo, Praça João Lisboa, Rua de Nazaré e entorno. A obra do complexo é realizada em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Nesta fase dos serviços, todo o piso está sendo retirado para a colocação de um novo. Além da recomposição do piso, o complexo recebe serviços de construção de rampa de acesso à igreja do Carmo. Os bancos serão removidos para revitalização, além do importante símbolo do espaço, o tradicional relógio e as estátuas João Lisboa e do Frei Capuchinho que também serão recolhidas para restauração.

O projeto também prevê novo paisagismo, ampliação dos espaços para pedestres, com adequação total às normas de acessibilidade, uniformização do pavimento, reordenamento do serviço de engraxate e abrigos localizados no espaço que agora vão passar a contar com banheiros públicos. 

SANTA BÁRBARA

O prefeito Edivaldo também vistoriou as obras de drenagem que estão sendo feitas no bairro Santa Bárbara. Trata-se de uma das frentes de drenagem mais importantes do programa São Luís em Obras. No local estão sendo construídas cerca de 12 km de drenagem profunda e mais de 20 km de asfaltamento.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem