agencia

Notícias

Quinta-feira, 25/06/2020 - 12h09

Prefeitura está solucionando problemas históricos de bairros como Santa Efigênia e Jardim São Cristóvão com obras de drenagem e asfalto

As duas regiões recebem melhorias que vão impactar na mobilidade urbana, na qualidade de vida da população e na economia local; o trabalho integra o pacote de serviços da Prefeitura realizado em várias regiões da cidade por meio do programa São Luís em Obras

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura está solucionando problemas históricos de bairros como Santa Efigênia e Jardim São Cristóvão com obras de drenagem e asfalto

A Prefeitura de São Luís está mudando a realidade de dezenas de bairros da capital com importantes obras de melhoria da infraestrutura. Em alguns desses bairros serviços de pavimentação e drenagem chegam pela primeira vez atendendo uma demanda histórica da comunidade. Entre as ações, executadas pela Prefeitura por meio do programa São Luís em Obras,  cabe destaque às obras de drenagem profunda e asfalto que estão sendo realizadas na Santa Efigênia e no Jardim São Cristóvão. No Geniparana, Vila Geniparana e Residencial Orquídea também há frentes de serviços de asfaltamento em andamento. Os canteiros de obras receberam a visita do gestor municipal na tarde da quarta-feira (24). Durante a vistoria, que entrou pela noite, o prefeito recebeu o carinho dos moradores destas localidades que estão felizes com a melhoria que representa mais mobilidade urbana e mais qualidade de vida para a população.

“Com o programa São Luís em Obras estamos com frentes de trabalho em vários pontos da cidade e em várias áreas. Os eixos de asfalto e drenagem são, sem dúvida, um dos mais importantes uma vez que têm reflexo positivo na mobilidade urbana, na melhoria da qualidade de vida da população e também na economia da região. Por muito tempo, a população teve de conviver com problemas estruturais que agora serão sanados a partir das obras que estamos executando. Em muitos pontos, estamos trabalhando para solucionar demandas históricas, como a necessidade de drenagem na Santa Efigênia e no Jardim São Cristóvão. Além dessas duas importantes regiões, também estamos trabalhando na urbanização de bairros que há muito não recebiam qualquer intervenção pública, como Geniparana, Vila Geniparana e Residencial Orquídea”, pontuou o prefeito Edivaldo que estava acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, do vice-prefeito, Julio Pinheiro e secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antonio Araújo.

De acordo com o secretário, a implantação de sistema de drenagem, tanto na Santa Efigênia quando no Jardim São Cristóvão, vai resolver o problema de alagamentos e outros prejuízos que ocorrem durante o período chuvoso nas duas localidades. “Na Santa Efigênia, estamos trabalhando para a construção de uma linha de drenagem de mais de 600 metros, utilizando tubos de 1.500 milímetros (para maior vasão dos volumes pluviométricos). Já no Jardim São Cristóvão, estamos construindo uma rede de drenagem com linha dupla de 800 milímetros em algumas ruas e 1.200 milímetros na Avenida Paulo VI, a principal via da região”, informou o titular da pasta.

Ainda de acordo com o secretário de Obras e Serviços Públicos, a implantação da rede de drenagem no Jardim São Cristóvão tem por objetivo proporcionar mais vida útil ao asfalto novo que deve ser implantado na área. “O nosso objetivo é conter os alagamentos que a chuva costuma causar na região, sobretudo na parte baixa, que fica na Avenida Paulo VI. Com isso, também evitaremos o desgaste do pavimento, isto é, proporcionaremos maior durabilidade ao asfalto que, em breve, será implantado nas mesmas vias por onde percorrerá o sistema de drenagem de cerca de 600 metros de extensão”, completou. No Geniparana, Vila Geniparana e Residencial Orquídea, 2 km de pavimentação estão sendo implantados.

MORADORES COMEMORAM A CHEGA DO BENEFÍCIO 

Durante vistoria do prefeito Edivaldo nas regiões, moradores beneficiados aproveitaram para cumprimentar o chefe do executivo municipal e agradecer pelas obras que estão sendo executadas e que vão proporcionar mais bem-estar e qualidade de vida.

“Estou muito feliz que as ações do prefeito Edivaldo chegaram até o meu bairro. Por mais de 30 anos, enfrentamos situações complicadas durante as chuvas, mas agora, graças ao prefeito, tudo vai mudar para melhor”, destacou Celeste Galvão, 66 anos, costureira e moradora da Avenida Alessandra Caldas, na Santa Efigênia, via por onde deverá passar o novo sistema de drenagem da região.

“Eu não esperava e nem acreditava que um dia fôssemos receber uma obra como essa que, uma certeza de que estamos perto de tempos melhores, pois há muitos anos esperamos poder conviver com as chuvas sem termos de nos preocupar com os estragos que ela tanto nos causou”, completou o filho de dona Celeste, o porteiro Oséias Lindoso, 42 anos.

Próximo dali, os moradores do Residencial Orquídea também receberam com gratidão a visita do prefeito Edivaldo em vistoria aos 2 km de pavimentação que estão sendo implantados na região e adjacências, como Geniparana e Vila Geniparana. “Eu não posso deixar de agradecer a Deus, em primeiro lugar, e a Prefeitura por ter olhado para o nosso bairro. Depois de asfaltado, felizmente não vamos mais ter de nos preocupar com a poeira e o lamaçal que a chuva deixava, empatando até mesmo a nossa locomoção”, ressaltou a dona de casa Lina Rosa, 56 anos. 

Entre outras coisas, as obras realizadas em ambos os bairros deverão acabar com o sofrimento dos moradores nos dias de chuva, sem esquecer que, quando entregues, as obras vão possibilitar mais mobilidade, segurança, conforto, além de potencializar o comércio presente nas principais vias por onde o programa São Luís em Obras já está trabalhando.

SÃO LUÍS EM OBRAS

O programa São Luís em Obras, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo, contempla obras de infraestrutura com asfalto, macrodrenagem, construção de pontes, requalificação de espaços públicos, reforma de postos de saúde e de escolas, requalificação de logradouros na área central da cidade, além da reforma e construção de mercados, entre muitas outras ações por toda a cidade. A iniciativa é a maior já empreendida na capital nas últimas décadas.

                                           Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem