agencia

Notícias

Sábado, 27/06/2020 - 09h23

Prefeitura de São Luís avança com obras de construção de lajes de contenção de encostas no bairro Sá Viana

Serviços garantem mais segurança aos moradores que antes conviviam com riscos de deslizamentos nos período chuvoso

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo avança com obras de construção de lajes de contenção de encostas no bairro Sá VianaA Prefeitura de São Luís concluiu nesta semana a primeira etapa da laje de concreto armado construída para contenção de encosta na Rua Permínio Lindoso, que também é conhecida como Rua do Japão, localizada no bairro Sá Viana. Nesta região, também avança outra obra de contenção de encosta íngreme situada entre a Rua Militana Ferreira e a Rua Tomás Aquino. Estes locais são densamente habitados e apresentavam risco de deslizamento de terras, principalmente no período de chuvas. Por meio do programa São Luís em Obras, idealizado pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior, a execução destes serviços vai solucionar o problema, oferecendo mais segurança para a comunidade.

“O monitoramento e os trabalhos de prevenção a deslizamentos é uma preocupação constante da nossa gestão. Por isto, estamos construindo lajes de proteção em encostas muito íngremes nesta área do Sá Viana, para que possamos proporcionar maior proteção às residências e às famílias que vivem no local”, assegurou o prefeito Edivaldo.

Na Rua Permínio Lindoso, a obra teve início pela cravação de 116 pilares de concreto armado, cada um com aproximadamente cinco metros de profundidade, alinhados no ponto mais baixo do declive, a fim de estabilizar o terreno e preparar a sustentação das lajes.

A primeira etapa de lajes de concreto compreende uma área de aproximadamente 30 metros de comprimento por 11 metros de largura, dividida em duas porções, sendo uma parte horizontal e outra inclinada a cerca de setenta graus (70°), formando uma espécie de tablado de concreto.

A segunda etapa terá forma semelhante à primeira, medindo 26 metros de comprimento por 12,5 metros de largura. Ainda será construído um muro de arrimo por toda a extensão do sopé da encosta (com aproximadamente 56 metros) e também uma mureta de proteção na laje horizontal.

Ainda no bairro Sá Viana, a Prefeitura segue com a construção da laje de contenção da encosta localizada entre a Rua Militana Ferreira (no alto) e a Rua Tomás Aquino (abaixo). Já foram concluídas as estruturas de reforço do muro de arrimo e, nesta semana, as equipes da Prefeitura trabalharam na concretagem dos alicerces da laje da encosta, isto é, nas estruturas de concreto armado que vão dar sustentação à laje propriamente dita.

Os próximos passos são a supressão da camada vegetal e instalação da trama de vergalhões de aço da laje. A obra será escalonada em três estágios de concreto e, na base, será construído um muro de contenção, finalizando a obra.

Nesta semana, as equipes da Prefeitura trabalharam, ainda, na recuperação de vias e calçadas atingidas pela erosão na Rua dos Bicudos, no bairro Renascença; serviço de recuperação de drenagem superficial na Avenida dos Holandeses, próximo à farmácia São Patrício; e serviço de limpeza de galerias na Praça da Vila Bangu, localizada no bairro Camboa/Centro.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem