agencia

Notícias

Sexta-feira, 10/07/2020 - 13h29

Prefeitura de São Luís inicia asfaltamento de vias no bairro São Raimundo, na região Itaqui-Bacanga

Serviços de asfaltamento e drenagem superficial no bairro somam-se a outros que a Prefeitura realiza na área beneficiando bairros como Alto da Esperança, Fumacê e Sá Viana

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís inicia asfaltamento de vias no bairro São Raimundo, na região Itaqui-Bacanga

Mais um bairro da região Itaqui-Bacanga está sendo beneficiado com ações de urbanização do programa São Luís em Obras. Desta vez, os moradores do São Raimundo, próximo ao Anjo da Guarda, estão recebendo a aplicação de quase 3,5 km de asfalto novo, mais drenagem superficial, em dezenas de ruas. A intervenção foi iniciada na manhã desta quinta-feira (9) e foi recebida com alegria pela população local, que esperava com grande expectativa pelos serviços. Logo no fim da tarde, o gestor municipal aproveitou para conferir o andamento das obras e recebeu o carinho da comunidade.

“O programa São Luís em Obras tem possibilitado muitas intervenções urbanísticas na região Itaqui-Bacanga, como a construção de encostas no bairro Sá Viana, construção de ponte e sistema de drenagem no Fumacê, asfaltamento no Alto da Esperança e em diversos outros pontos. Agora, iniciamos mais uma frente de serviço no bairro São Raimundo, onde há anos os moradores esperam por asfalto novo, mais mobilidade e qualidade de vida”, destacou o prefeito Edivaldo durante a vistoria. O gestor esteve acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda, do vice-prefeito, Julio Pinheiro e do secretário de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antonio Araújo.Como se trata de uma região de partes alta e baixa, além dos quase 3,5 km de asfalto novo, as equipes do São Luís em Obras, coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços (Semosp), também vão construir no bairro drenagem superficial onde for necessário. Depois de concluídas, estas obras trarão benefícios como mais mobilidade urbana, acessibilidade e conforto não só para quem mora no local, mas também para quem trafega pela área. 

De acordo com o vice-prefeito Julio Pinheiro, as ações de urbanização em andamento, agora pelo São Raimundo, são fruto de um grande esforço da gestão do prefeito Edivaldo. “Temos atendido demandas históricas da população, sanado problemas que por muito tempo causaram transtornos e impediram uma vida de qualidade. No São Raimundo, vamos contornar uma situação estressante para os moradores, acabar com os buracos nas vias e impedir que a água da chuva fique empossada e cause grandes prejuízos. Não há dúvidas de que será uma obra de grande impacto para a vida de todos que residem no bairro”.

EXPECTATIVA 

Segundo a dona de casa Raimunda Caldas, de 60 anos, a chegada das equipes do São Luís em Obras no bairro, e o início da pavimentação, foi uma grande surpresa para ela e os vizinhos. “Fiquei muito surpresa quando vi a chegada das máquinas e equipes, pois faz muito tempo que a gente espera por essa obra. A minha maior expectativa é de que, ao final desse processo, a situação mude totalmente e a gente possa ter uma vida melhor, pois já passamos por maus bocados”, conta. A Rua do Fio, onde dona Raimunda reside, foi uma das primeiras a receber o novo pavimento.

Assim como ela, quem também não escondeu a felicidade pela intervenção e esboçou expectativa pela conclusão da obra foi a artesã Elizabeth Andrade, de 59 anos. “Estou muito feliz, surpresa. A Prefeitura asfaltar nosso bairro é um presente, e não só para mim. Quando essa obra for concluída, que a gente tiver garantida boa mobilidade e uma vida melhor em comparação a que tivemos por anos, em razão dos problemas infraestruturais que enfrentamos, vamos comemorar esse grande feito do nosso prefeito Edivaldo", disse.

O titular da Semosp, Antonio Araújo, destacou a abrangência dos serviços. “Além do asfalto, que vai permitir uma valorização dos imóveis, boa trafegabilidade e mobilidade à população, também vamos reforçar todos esses benefícios com a implantação de drenagem superficial, para que os volumes pluviais escoem pelo trajeto adequado, evitando enxurradas e permitindo mais vida útil à nova pavimentação”, destacou.

OBRAS NO ITAQUI-BACANGA

Ainda na região Itaqui-Bacanga, a o prefeito Edivaldo segue avançando com outras frentes de serviço. Na Rua Permínio Lindoso, que também é conhecida como Rua do Japão, localizada no bairro Sá Viana, as equipes trabalham na construção de uma laje de concreto armado para contenção de encosta. Nesta região, também avança outra obra de contenção de encosta íngreme situada entre a Rua Militana Ferreira e a Rua Tomás Aquino. Estes locais são densamente habitados e apresentavam risco de deslizamento de terras, principalmente no período de chuvas. 

O Alto da Esperança é mais um bairro da área Itaqui-Bacanga onde a Prefeitura de São Luís faz importantes investimentos em infraestrutura. A região já recebeu obras de urbanização com a implantação de asfalto, praças, construção de pontes, reforma de postos de saúde, entre outros benefícios em bairros como Vila Isabel, Gancharia, Residencial Paraíso, Vila Bacanga e Fumacê.

No Fumacê, uma ponte está sendo construída no cruzamento da Rua Dr. Salomão com a Avenida Polinésia e terá 10 metros de extensão. A nova estrutura, feita em concreto armado, substituirá a ponte velha, que foi improvisada de madeira e que era utilizada pela população. Paralelamente à construção da ponte, a Prefeitura está executando obras de drenagem na Avenida do Vaticano e também na Rua do Entroncamento, nas proximidades da Avenida Polinésia.

São cerca de 160 metros de galeria dupla, feitas de concreto armado, na Avenida do Vaticano. Na Rua do Entroncamento são aproximadamente 130 metros de galeria simples, também feitas de concreto armado. O local está passando por um processo de limpeza da vala, com máquinas retroescavadeiras para retirada de material pesado e também o lodo acumulado.

SÃO LUÍS EM OBRAS

Em toda a cidade, até então, as  frentes de pavimentação do São Luís em Obras já haviam contemplado mais de 80 bairros como Angelim, Alemanha, Cohatrac, Cohama, Cohajap, Ipase de Baixo, Vila Bacanga, Cohab Anil, São Francisco, Parque Amazonas, Recanto dos Vinhais, Liberdade, Camboa, Centro, entre outros.

Além do asfaltamento, o programa São Luís em Obras tem avançado por toda a cidade com dezenas de frentes de trabalho, com a reforma de espaços públicos, obras de macrodrenagem, intervenções no trânsito, reforma de mercados, escolas e unidades de saúde, entre outras. Ao longo do ano, os investimentos serão ampliados e se somarão aos já realizados durante toda a gestão para a melhoria da infraestrutura da capital.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem