agencia

Notícias

Sexta-feira, 24/07/2020 - 14h21

Prefeitura de São Luis avança com obras do Mercado do Anil que ganhará praça de alimentação

Espaço é um dos 10 mercados que o gestor mantém serviços de reforma e reconstrução a partir do programa São Luís em Obras, maior pacote de ações de infraestrutura da história da cidade

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luis avança com obras do Mercado do Anil que ganhará praça de alimentação

O Mercado do Anil está sendo ampliado e modernizado com a implantação de um espaço especial para servir refeições e lanches, uma praça de alimentação, com 15 boxes totalmente padronizados. A Prefeitura está executando reforma e reconstrução de mercados  também nos bairros Praia Grande (Tulhas), Coroadinho, Cohab, São Francisco, Monte Castelo, Bom Jesus, Santo Antônio, Vila Bacanga e Santa Cruz. Estas ações fazem parte do programa São Luís em Obras, que integra centenas de intervenções urbanísticas por toda a capital. 

"Estamos realizando ampla intervenção para recuperação, melhoria e modernização do Mercado do Anil é uma obra importante para a comunidade e para o feirantes que trabalham no local. Esta é uma das muitas frentes de trabalho que estamos executando em outros mercados. Pode-se dizer que se trata da maior intervenção em mercados públicos da história de São Luís, nos últimos anos. São 10 mercados que estamos em obras, alguns reformando, outros reconstruindo, a exemplo do São Francisco, da Cohab e do Coroadinho, que foram demolidos para erguermos novas estruturas, destacou o prefeito Edivaldo.

As obras de reconstrução e reforma dos mercados da capital está sendo coordenada pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp). “Esta etapa do projeto contempla a praça de alimentação, contendo 15 boxes, uma nova estrutura urbanística que vai dar mais qualidade de vida à população e mais possibilidades de crescimento para os feirantes, melhorando renda e diversificando os negócios”, comentou o secretário Antonio Araújo (Semosp).

Pelo grau de comprometimento, algumas áreas do Mercado do Anil estão sendo reconstruídas. Uma nova ala foi construída, com pilares de concreto armado, estruturas metálicas de sustentação do telhado e cobertura feita de material termo-acústico, isto é, diferentemente as telhas tradicionais, feitas de metal, este material abafa o barulho da chuva e rebate a luz solar intensa, amenizando a temperatura interna.

“A obra do Mercado do Anil é mais uma frente de trabalho que compõe o legado da gestão do prefeito Edivaldo para a cidade. Este é um espaço que vai atender as demandas da população do bairro, que estava precisando de um espaço adequado para as compras. Da mesma forma, destaca-se outros mercados, que estão com obras bastante avançadas, como no Coroadinho e o Mercado das Tulhas, assim como o do São Francisco”, declarou o secretário Emerson Macedo (Semapa).

Na parte dos boxes, as equipes da Prefeitura trabalharam na reforma total, com vistas à padronização das estruturas, com piso em cerâmica, forro em PVC e novas instalações elétricas. O pátio interno, que servirá de praça de alimentação, recebeu piso de granitina, um tipo de concreto bastante resistente, que passará por um processo de lixa e polimento. Também foi construído um sistema de canaletas para drenagem pluvial. Uma nova iluminação será instalada em todo o espaço.

A feirante Rosália Silva Gomes, que trabalha no local há mais de 28 anos, atualmente com um pequeno negócio de brindes e variedades, destacou a importância da obra.“Estou acompanhando esta obra desde o início e espero que melhore muito para o movimento do comércio, assim como para o bairro, pois este era um local que estava muito abandonado e degradado”, observou.

Além do Mercado do Anil, a Prefeitura está trabalhando na readequação de vários outros, como o mercado do bairro Santo Antônio, onde está sendo erguida uma nova estrutura, que proporcionará mais qualidade aos feirantes locais. Além deste, os mercados do Bom Jesus, Monte Castelo, Coroadinho, São Francisco e Cohab também estão com obras aceleradas e deverão mudar a realidade de compra e venda quando forem entregues à população ludovicense, ainda este ano.

PROGRAMA SÃO LUÍS EM OBRAS

O São Luís em Obras foi lançado pelo prefeito Edivaldo no início de agosto de 2019 e inclui ações de infraestrutura com pavimentação, macrodrenagem, construção de pontes, requalificação de espaços públicos, reforma de postos de saúde e de escolas, requalificação de logradouros na área central da cidade, além da reforma e construção de mercados, entre muitas outras ações por toda a cidade. A iniciativa é a maior já empreendida na capital nas últimas décadas.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem