agencia

Notícias

Sábado, 19/01/2019 - 10h00

"São Luís é berço de riquezas inestimáveis" diz prefeito Edivaldo durante Sarau Histórico

Evento realizado na noite de sexta-feira (18) foi apreciando pelo prefeito Edivaldo e centenas de pessoas entre moradores e turista que visitam a capital maranhense; sarau foi o primeiro realizado no Complexo Deodoro e teve como tema Panteon Maranhense

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A edição especial do Sarau Histórico na Praça Panteon contou com a participação do prefeito Edivaldo 

Na noite desta sexta-feira (18), a primeira edição deste ano do Sarau Histórico deu vida aos bustos da Praça Panteon e encantou o público, atraído pela beleza do cenário que conta parte da história, da cultura e da arte ludovicense. Pela primeira vez, o evento realizado pela Prefeitura de São Luís teve como palco as duas praças que referenciam a cidade e foram recentemente entregues à população, totalmente revitalizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Prefeitura. Nem o clima chuvoso afastou o público que acompanhou toda a programação. O prefeito Edivaldo Holanda Junior, acompanhado da primeira-dama Camila Holanda, prestigiou todo o evento que teve ainda a participação de secretários municipais, do  superintendente do Iphan no Maranhão, Mauricio Itapary e dos presidentes das academias Maranhense e Ludovicense de Letras, Benedito Buzar e Antônio Norberto, respectivamente.  

O Maranhão foi exaltado em um verdadeiro teatro a céu aberto homenageando personalidades que marcaram a nossa história, em um espaço totalmente requalificado, apontou o prefeito Edivaldo. "É um momento especial, em que as pessoas saíram de suas casas para prestigiar a história de nomes maranhenses importantes. São Luís é um berço de riquezas inestimáveis, que se fortalece com a revitalização do Complexo Deodoro. O Sarau, por sua vez, promove o turismo, valoriza a história e divulga a cultura local", enfatizou.

O prefeito Edivaldo acrescentou ser este mais um momento de conhecimento para o grande público, para que seja despertado o sentimento de pertencimento e de mais amor pela cidade. "Neste momento, a população presencia e usufruiu do maior investimento dos últimos 30 anos já realizado na área central da cidade. É sempre uma satisfação prestigiar as programações deste evento que contribui para valorizar nossa história", destacou.

O Sarau Histórico do Complexo Deodoro teve como tema o Panteon Maranhense, destacando os grandes nomes da literatura e artes imortalizados nos 18 bustos da Praça Panteon. O evento integra as atividades do programa Reviva, criado na gestão do prefeito Edivaldo e tem como objetivo valorizar a literatura, a cultura e a história de São Luís.

O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-MA), Maurício Itapary, também prestigiou o evento. “É uma felicidade estar presente em um dos mais belos espaços da cidade em um primeiro evento de grande significado para todos os maranhenses". Itapary relembrou a maior obra de todos os tempos promovida no local, que transformou o Complexo Deodoro, resultado da parceria da entidade com a Prefeitura de São Luís. "É uma alegria ver que a população está prestigiando, cuidando e realmente se apropriando deste espaço", acrescentou o gestor do Iphan-MA.

O ESPÉTACULO

Palco de antigos carnavais, de shows memoráveis e espaço de contemplação, a Praça Deodoro foi apresentada em todo seu esplendor. A Panteon, que após as obras de revitalização voltou a abrigar os bustos de 18 grandes nomes da literatura maranhense, foi outro destaque do sarau temático. O Sarau Histórico do Complexo Deodoro foi marcado por belas canções dos antigos bailes, cantadas pelo grupo Serenata Musical composto pelos cantores Tássia Campos e Léo Espirro e músicos instrumentistas; além de rica encenação alusiva às personalidades homenageadas na Panteon, com os atores do Tramando Teatro.

O espetáculo fez referência à vida e obras de nomes que se destacaram na literatura, letras, arte, teatro, educação, jornalismo, política, entre outras áreas do conhecimento como José da Silva Maia, Artur Azevedo, Coelho Neto, Raimundo Corrêa, Maria Firmina dos Reis, José Ribamar Bogéa, João Dushes de Abranches e muitas outras personalidades.

"Uma apresentação fantástica, emocionante e de bom gosto, lembrando nomes que fizeram a história do nosso Estado, mostrando que as pessoas sabem apreciar o que é bom e que têm orgulho de sua história. É importante que eventos como este sejam mantidos. Parabéns à Prefeitura de São Luís", enfatizou o presidente da Academia Maranhense de Letras, Nonato Buzar.

Na apresentação, o elenco ricamente caracterizado com figurinos do século XIX embelezaram o momento e acompanhados por música contaram histórias sobre a cidade. Ainda no evento, um breve relato sobre os nobres personagens imortalizados nos bustos da Praça Panteon. O Sarau, que traz à memória da população histórias sobre um dos mais belos cartões-postais de São Luís, é coordenado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur).

A secretária municipal de Turismo, Socorro Araújo, enfatizou as possibilidades que a capital oferece, devido a seu histórico de Patrimônio Cultural da Humanidade e que, a partir das ações da gestão do prefeito Edivaldo, vem sendo divulgado e valorizado ainda mais. "Nossa cidade é bela, rica em histórias, berço de importantes nomes das Letras no país e Patrimônio Mundial. Nada mais justo que seja reverenciada e incluir essa histórica no Sarau é uma forma de reforçar essa importância", pontuou. A secretária destacou ainda que o Programa Reviva tem sua importância por promover a ocupação dos espaços públicos com eventos deste porte, favorecendo a interação social e o turismo.

Pela primeira vez visitando as praças, a farmacêutica Jeilda Chaves, 33 anos, estava animada com o espetáculo e se disse sensibilizada. "Não pensei que seria tão lindo e gostei demais de saber mais da nossa história de uma forma tão leve, descontraída. Gostei mesmo. Valeu muito a pena ter vindo assistir a programação", afirmou. Ela estava acompanhada do namorado Muctah Mansaray, 29 anos, que também aprovou o evento. "Vamos estar aqui sempre que pudermos. É um belo espaço para contemplar e assistir uma boa programação", disse.

O evento superou as expectativas da dona de casa Paula Santos, 52 anos. "Foi tudo além do que eu esperava. A diversidade de atrações prende a nossa atenção. Os atores são muito bons e os músicos, espetaculares. Foi um show de criatividade, participativo, que interagiu bem com o público e chamou muito minha atenção. Parabéns a todos que nos trouxeram esse belo espetáculo sobre nossa cidade", avaliou.

O Programa Reviva consiste em um pacote de atividades voltadas para o fomento do turismo, visando movimentar e revitalizar o Centro Histórico da capital. Ano passado foram realizadas cinco edições do Reviva, entre julho e dezembro. A iniciativa vem se consolidando como uma das ações mais importantes do setor, por atrair grande volume de pessoas que prestigiam as atividades, entre elas o Sarau Histórico, o Passeio Serenata e o Roteiro Reggae.

VALORIZAÇÃO CULTURAL

O Sarau Histórico resgata a memória e a rica história de São Luís, além de promover e valorizar o Centro Histórico, com apresentações musicais e teatrais na Praça Benedito Leite. O Reviva conta ainda com o Passeio Serenata, que percorre o largo da Praça Dom Pedro II e ruas da Praia Grande, com acompanhamento musical durante todo o percurso, ressaltando a história e a cultura da cidade, sob a apreciação de turistas e nativos.

Ainda, o Roteiro Reggae, que leva o público a percorrer as ruas do Centro Histórico ao som do ritmo jamaicano muito apreciado pelos maranhenses e que deu à capital maranhense o título de Jamaica Brasileira. Este ano, o Programa Reviva inova com o Sarau Histórico do Complexo Deodoro e o Sarau de Carnaval, que vai relembrar as marchinhas dos antigos festivais e levar o público a um passeio pela folia de momo dos tempos antigos na capital. Além da Praça Benedito Leite, a programação agora se estende às praças Deodoro e Panteon.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem