agencia

Notícias

Sexta-feira, 29/03/2019 - 19h07

Prefeitura de São Luis realiza programação especial em comemoração ao Dia do Circo

Em parceria com a ONG Nave, gestão do prefeito Edivaldo reuniu crianças e adolescentes do Circo Escola, Centro-Dia Infantil e Cras dos bairros Janaína, Cidade Operária e São Raimundo em uma programação animada

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Crianças e adolescentes se divertiram em atividade no Circo Escola Hoje tem palhaçada, tem sim senhor; hoje tem alegria, tem sim senhor. E o Circo Escola o que é? Equipamento social que promove diversão, desenvolvimento de habilidades, convivência comunitária e fortalecimento de vínculos. Para comemorar o Dia do Circo, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) em parceria com a ONG Nave, realizou uma programação especial para crianças e adolescentes atendidos pelo Circo Escola, Centro-Dia Infantil e Centros de Referência da Assistência Social (Cras) dos bairros Janaína, Cidade Operária e São Raimundo. O Dia do Circo é celebrado em 27 de março, mas o evento alusivo a ele foi realizado nesta sexta-feira (29), no Circo Escola, na Cidade Operária. A ação integra a política de Assistência Social da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

De acordo com a secretária da Semcas, Andreéa Lauande, a comemoração leva o encanto e alegria do circo para todos os presentes e desperta os talentos da garotada que participou da ,celebração. "Um momento de muita diversão, que mostra um pouco dessa magia e animação que sentimos nos espetáculos circenses. O Circo Escola se apresenta como instrumento de transformação da realidade, as atividades realizadas no contraturno escolar revelam habilidades, fazendo com que os meninos e meninas atendidos aqui, sejam protagonistas das próprias histórias e se vejam como verdadeiros artistas", disse a secretária.

"Tivemos muitos sorrisos e alegria nessa comemoração alusiva ao Dia do Circo. Conseguimos proporcionar ao nosso público, assim como nos convidados dos outros equipamentos sociais, momentos inesquecíveis, com apresentações culturais, brincadeiras e também apresentando um pouco desse universo circense através das oficinas realizadas", afirmou a coordenadora do Circo Escola, Janaína Alexandre.

Durante a manhã, as crianças participaram de brincadeiras e oficinas de artes circenses, como perna de pau, malabares, rola-rola, pezinho de lata, entre outros. O evento também contou com a apresentação do Palhaço Malabarista do Circo Tá na Rua. Tudo isso, transformou o Dia do Circo em uma data inesquecível.

DIVERSÃO

Os gêmeos Ramon Alves Cruz e Ricardo Alves Cruz, 6 anos, eram pura animação e euforia durante as atividades. "Nós gostamos muito de brincar com os malabares e o bambolê, foi tudo muito legal, corremos bastante e nos divertimos", disseram os meninos.

Já a adolescente Isabela Martins, 13 anos, gostou da movimentação no Circo e ainda falou da importância das atividades e oficinas que participa durante a semana no equipamento social. "Comemorar o Dia do Circo com tantas pessoas é algo muito positivo e nos traz muita alegria. Aqui participo das oficinas de capoeira, karatê, artes circenses e artesanato. Todas as experiências aqui foram muito enriquecedoras, melhoraram minha coordenação motora, despertaram minha criatividade e me fizeram vencer a timidez".

CIRCO ESCOLA

O Circo Escola faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e tem capacidade para atender até 175 crianças. São ofertadas atividades de artes circenses, capoeira, recreação, música, artes manuais, (o que envolve também reciclagem), artesanato e karatê. As atividades acontecem de segunda a sexta, pela manhã e pela tarde, no contraturno escolar.

Além das atividades realizadas dentro das oficinas do projeto, os adolescentes e crianças também fazem apresentações do que aprendem. Eles mostram ao público por meio de peças, exposições e ações que desenvolvem interagindo com a população. Atualmente o projeto tem 70 crianças inscritas para as atividades realizadas e há, ainda, inscrições abertas para o preenchimento de mais 105 vagas no circo.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem