agencia

Notícias

Sexta-feira, 19/04/2019 - 08h50

Prefeitura de São Luís promove celebração de Páscoa para assistidos nas unidades de acolhimento do município

Café da manhã realizado nesta quinta (18), reuniu atendidos das unidades de acolhimento institucional, Abrigo Institucional para Pessoas em Situação de Rua e Casa de Acolhida Temporária; ação integra a Política de Assistência Social colocada em prática pela gestão do prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís promove celebração de Páscoa para assistidos nas unidades de acolhimento do municípioO espírito da Páscoa invadiu a Casa de Acolhida Temporária (CAT) na manhã desta quinta-feira (18), durante o café especial ofertado para 34 acolhidos pela Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). Estavam presentes os atendidos das unidades de acolhimento institucional, Abrigo Institucional para Pessoas em Situação de Rua e CAT. A celebração trouxe à tona as emoções e o sentimento de espiritualidade dos participantes. A ação integra a política da Assistência Social implantada pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

O secretário adjunto de Proteção Social da Semcas, Rodrigo Desterro, reforça que momentos como esse são ações rotineiras da secretaria, para oportunizar e promover a integração entre os acolhidos. "Mesmo que suas estadias sejam passageiras, é nosso papel contribuir para a superação da situação vivenciada e a possibilidade do resgate dos vínculos familiares. As pessoas precisam ser respeitadas e tratadas com dignidade na situação em que se encontram", destacou o secretário.

O evento envolveu os acolhidos por meio de depoimentos e reflexões sobre o significado da Páscoa, momento esse que possibilitou a integração e convivência entre os beneficiários. O café é um momento de resgate dos valores familiares e fortalecimento de vínculos, onde datas comemorativas como esta, sejam vivenciadas por todos sem nenhuma distinção.

Cássia Teixeira, 49 anos, está acolhida no CAT desde o dia 8 de abril de 2019, oriunda do município de Presidente Dutra. Veio em busca de consulta neurológica para o seu filho, uma vez que seu município não fornece a especialização. "Estive aqui em São Luís em fevereiro e fiquei na rodoviária, onde fui encaminhada para o Centro Pop do Centro e lá eles me enviaram para cá. Eu estou gostando muito, os acolhidos daqui tem tudo. Toda a equipe é muito atenciosa e dedicada, eu só tenho a agradecer. Volto para a minha cidade com excelentes referências desse lugar", agradece Cássia Teixeira.

ACOLHIMENTO

Entre acolhimento Institucional e Familiar estão disponibilizadas 370 vagas. A Secretaria possui 12 unidades de acolhimento institucional entre execução direta e indireta, sendo esta última em convênio com duas instituições para atendimento de crianças, adolescentes e adultos, são elas: Grupo Solidariedade é Vida e Servos da Divina Providência\Lar Calábria.

O Serviço de Acolhimento atende pessoas que se encontram afastadas dos seus familiares e tem como objetivo proporcionar acolhimento temporário, garantindo cuidados, alimentação, vestuário e acompanhamento psicossocial até que seja possível localizar a família, restabelecer os vínculos com os familiares ou até quando estiverem garantidas a autonomia e a proteção.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem