agencia

Notícias

Sábado, 27/07/2019 - 08h44

Gestão do prefeito Edivaldo comemora Dia do Agricultor com avanços na área

Os resultados positivos refletem o trabalho executado pela gestão do prefeito Edivaldo, conquistados por meio de ações e programas que visam estimular o aumento da produção agrícola e valorizar o homem do campo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Gestão do prefeito Edivaldo comemora Dia do Agricultor com avanços na área

Com investimentos aplicados para ampliação dos polos agrícolas da capital, ações de distribuição de insumos e implementos agrícolas e o desenvolvimento de políticas públicas para fomentar a geração de renda no campo, a agricultura familiar em São Luís contabiliza avanços significativos, proporcionando a melhoria da qualidade de vida do agricultor, profissionais que, neste domingo (28), celebram o dia da categoria. Os resultados positivos refletem o trabalho executado pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior na área, conquistados por meio de ações, programas e projetos visando estimular o aumento da produção agrícola no município e valorizar o homem do campo.

"A agricultura familiar tem um papel fundamental no desenvolvimento da economia de qualquer cidade. Para isso, estamos comprometidos em fazer com que o setor cresça cada vez mais em nosso município, empenhando esforços no sentido de implementar ações que venham contribuir com a melhoria da produção das várias cadeias produtivas que temos em nossos agropolos. Sempre com foco na melhoria da qualidade de vida do pequeno agricultor, na geração de renda no campo e no desenvolvimento da economia local como um todo", destacou prefeito Edivaldo Holanda Junior.

Uma das ações de fomento da agricultura são os programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), por exemplo, que funcionam como ferramentas fomentadoras da agricultura familiar e de garantia de renda certa aos produtores participantes. Ambas as iniciativas, além de estimular a produção da agricultura familiar local, fortalecem ainda as ações de combate à insegurança alimentar em São Luís, com a distribuição de cestas de alimentos a famílias em situação de insegurança alimentar e a instituições sociais mantidas pela Prefeitura.

Ainda visando ao fortalecimento e à expansão das atividades de fomento da agricultura local, a Prefeitura de São Luís assinou, em maio deste ano, contratos com 11 associações de agricultores rurais da capital, para fornecimento de produtos naturais para a complementação da alimentação escolar dos estudantes da rede municipal de ensino. Cerca de 800 agricultores cadastrados foram beneficiados pelo programa. O contrato é feito com as associações por meio de chamada pública. A ação reforça a intersetorialidade da gestão do prefeito Edivaldo que, ao incrementar a alimentação escolar com esses produtos naturais, estimula o desenvolvimento agricultura familiar rural em São Luís.

Desde que foi implantado, em 2015, o PAA em São Luís já distribuiu cerca de 600 toneladas de alimentos, alcançando aproximadamente 74 mil pessoas. A consolidação da iniciativa em São Luís rendeu ao prefeito Edivaldo o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, na etapa estadual de 2017. O programa é uma ação do Governo Federal, com contrapartida do Governo do Estado e executado pela Prefeitura de São Luís. A compra direta dos alimentos visa fortalecer as cadeiras produtivas e a atividade dos produtores de frutas e hortaliças como alface, cheiro-verde, vinagreira, quiabo, maxixe, acerola, mamão, banana, couve, milho, macaxeira, batata doce e outros.

"A garantia da compra dos nossos produtos para as escolas e instituições sociais fortalecem o nosso segmento e deixa os agricultores mais tranquilos em cultivar suas roças, porque sabem que a colheita terá consumo certo", afirma Cleomar Matos Almeida, presidente da Cooperativa de Trabalho Familiar e Agronegócios dos Produtores de Arraial, uma das associações beneficiadas pelo programa.

APOIO 

A produção atualmente mais vigorosa deve-se ainda a estratégias como a distribuição de insumos e implementos agrícolas, outra política de fortalecimento da agricultura familiar, que proporciona à produção todo o aparato tecnológico e a infraestrutura necessária para o crescimento da atividade. Realizada pela gestão do prefeito Edivaldo, em parceria com o Governo do Estado, a estratégia fornece insumos e equipamentos para aperfeiçoar os modos de produção, garantindo autonomia e maior rentabilidade aos produtores dos agropolos da capital.

No último ano, a Prefeitura já beneficiou mais de duas mil famílias de agricultores com aproximadamente 15 toneladas de sementes diversas, sete toneladas de ração para peixes, uma tonelada de fertilizantes, adubo e ureia, 25 mil mudas de hortaliças, 5 mil mudas de juçara precoce, dois barcos de pesca, 10 motores de rabeta, tratores agrícolas e equipamentos periféricos (pulverizadores, enxadas rotativas, retroescavadeira agrícola, grades armadoras, roçadeiras de arrasto, semeadoras de 400L e uma plaina dianteira); patrulhas rurais, kits de irrigação e caminhão refrigerador, pick up 4x4, caminhões 3x4, freezers.

Entre as comunidades rurais de São Luís beneficiadas pelas ações de fomento agrícola articuladas pela Prefeitura estão ainda Quebra Pote, Itapera, Calembe, Anajatíua, Maracanã, Cajupary, Tajaçuaba, Matinha, São Joaquim, Arraial, Mato Grosso, Rio dos Cachorros, Assentamento Conceição, Caracueira,Vila Nova de Andiroba, Cassaco, Cinturão Verde, São Bruno, Tinair, Assentamento Gissele, Vila Esperança, Rio Grande, Nova República, Maracujá, Conceição da Vila Maranhão, Cabral Miranda, Terra do Rumo, Igaraú, Sol Nascente, Laranjeiras, Murtura, Aguada, Coquilho I e II, Tajipuru I e II, entre outras.

ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO 

"Estamos construindo uma política verdadeira de desenvolvimento agrário no município, com ações planejadas sob a orientação do prefeito Edivaldo. Com isso, estamos driblando a crise no setor e investindo em ações como essas, que contribuem para o desenvolvimento da área e das famílias que vivem da atividade agrícola. Os resultados são os mais positivos possíveis e apontam que a nossa agricultura familiar se consolida cada vez mais como uma política de desenvolvimento da economia no município", observou o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues.

O secretário acrescentou ainda outras iniciativas que têm contribuído para incrementar o setor agrícola, como a Feirinha São Luís, espaço criado pela gestão do prefeito Edivaldo para impulsionar a venda de produtos locais, instituir uma nova modalidade de escoamento da produção e beneficiar diversas cadeias produtivas. Idealizada para dar mais dinamismo ao Centro Histórico e fomentar a produção agrícola, a Feirinha é o mais novo ponto de compra, lazer e diversão de moradores e turistas que visitam a capital maranhense.

O espaço conta com uma média de 90 pontos de empreendimentos, no entorno da praça Benedito Leite. A Feirinha visa ainda fomentar a economia criativa e os microempreendimentos, agregando ainda artesanato, cultura e gastronomia.

Ainda como parte das ações voltas para o campo a Prefeitura de São Luís firmou, em junho deste ano, convênio com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) para abertura de campo de estágio curricular nos pólos de produção apoiados pela gestão municipal. O convênio  visa oportunizar aos estudantes do Instituto o aprendizado de competências próprias das atividades profissionais, contribuindo com a formação de mão de obra qualificada para atuação na área agrícola, nas mais diversas cadeias produtivas do setor na capital maranhense. Com isso ganha os alunos e o setor agrícola da capital. 

 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem