agencia

Notícias

Terça-feira, 30/07/2019 - 15h05

Gestão do prefeito Edivaldo intensifica serviços de manutenção do sistema de drenagem na Ilhinha

A iniciativa integra o trabalho executado continuamente pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, em diversos pontos da capital, com o propósito de aumentar a capacidade de vazão das galerias, canais e bocas de lobo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Gestão do prefeito Edivaldo intensifica serviços de manutenção do sistema de drenagem na IlhinhaA gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior está reforçando as ações de manutenção do sistema de drenagem do bairro da Ilhinha, com vistas à melhoria do escoamento da água da chuva e à prevenção de alagamentos na área. Os trabalhos no local iniciaram no sábado (27) e prosseguiram nesta terça-feira (30), em trechos das ruas Sete e Andaraí. A iniciativa integra o trabalho executado continuamente pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, em diversos pontos da capital, com o propósito de aumentar a capacidade de vazão das galerias, canais e bocas de lobo, evitar pontos de acúmulo de água e, assim, proporcionar melhor trafegabilidade às áreas beneficiadas. O trabalho é coordenado pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

O serviço consiste na retirada de vegetação, areia, lixo e outros tipos de resíduos que se acumulam no sistema de drenagem em razão do descarte irregular nas vias públicas. O trabalho é realizado de forma mecanizada ou manual, podendo ter auxílio de caminhão hidrojato, que possui precisão de alcance dos dispositivos de drenagem, proporcionando ao sistema maior a fluidez. Na Areinha, estão sendo executados também serviços de limpeza e capina para retirada da vegetação às margens da rede coletora.

"Com orientação do prefeito Edivaldo, realizamos esse trabalho de forma preventiva durante todo o ano, para desobstruir o sistema de drenagem e permitir o livre escoamento das águas pluviais. Intensificamos os serviços nos pontos mais críticos, como aqui na Ilhinha. Além da prevenção contra alagamentos, o serviço de limpeza de galerias é uma medida que promove também a saúde pública e proporciona melhor qualidade de vida à população", destacou o titular da Semosp, Antônio Araújo.

Além das ruas Sete e Andaraí, os serviços de desobstrução de galerias na Ilhinha já contemplaram também as ruas 15, 16 e Travessa 16. O trabalho será estendido a outras vias do bairro, também para retirada de resíduos e melhorar a fluidez em todo o sistema.

O trabalho na Ilhinha é enaltecido pelos moradores do bairro, que é um dos mais suscetíveis a alagamentos da cidade. O funcionário público José Ernandes Gomes considera importante esse trabalho para reduzir a possibilidade de inundações principalmente quando chove. "Sem os dejetos que são retirados das galerias percebemos que a água da chuva flui melhor e não acontecem alagamentos, pelo contrário, a chuva lava o canal e até o odor é amenizado", relata ele.

 A doméstica Lucimar Assunção Fernandes, 34 anos, também comentou de forma positiva sobre a importância do trabalho de desobstrução das galerias do bairro. "A gente que mora nas proximidades da área sabe o quanto é importante essa limpeza que a Prefeitura faz para evitar alagamentos. Quando a galeria está desobstruída a água não acumula e a rua volta logo ao normal após uma chuva", observou.

DRENAGEM

Serviços similares de limpeza de canais, galerias e bocas de lobo já foram realizados também em outros bairros como Coroado, Coroadinho, São Francisco/Lagoa da Jansen, Calhau, em trechos da Avenida dos Holandeses. A Prefeitura intensificou também o trabalho preventivo contra alagamentos em trechos do canal do Rio Gangan, nas imediações da ponte Pai Inácio, no Turu; em galerias na Curva do Noventa, na Avenida Brasil da Divineia; áreas do Mercado Central e Rua Raimundo Corrêa, no Monte Castelo; nas ruas Macaúbas e Ipês, no Renascença; nas proximidades da Praça Maria Aragão, assim como também na Rua 18 de Novembro, no Canto da Fabril, entre outros.

Além dos serviços preventivos realizados continuamente, a gestão do prefeito Edivaldo também executou um grande programa de obras para ampliação da rede de drenagem da capital, com a construção de canais e galerias para escoamento da água pluvial, visando estruturar a cidade para enfrentamento às grandes chuvas. As intervenções contemplaram dezenas de bairros da cidade e foram determinantes para amenizar os problemas verificados nos setores mais críticos e emblemáticos da capital.

Entre os pontos anteriormente considerados críticos que receberam obras de drenagem profunda da Prefeitura de São Luís estão o setor do Mercado Central e Canal do Portinho, no Centro; a área do estacionamento do Tropical Shopping e outras áreas do Renascença; a Curva do Noventa;  as avenidas Presidente Juscelino e Holandeses, no Calhau, assim como também os bairros do Cohatrac, Apaco, Parque Sabiá, Vila Natal, São Cristóvão, Santa Clara, Rio da Bicas, Rio Gangan, entre outros setores da cidade.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem