agencia

Notícias

Quinta-feira, 29/08/2019 - 14h49

Prefeito Edvaldo assina Ordem de Serviço para requalificação de Unidade de Acolhimento para Crianças Casa de Passagem

Durante o ato prefeito Edivaldo anunciou também serviços no Circo Escola; ações visam dar mais conforto e comodidade aos atendidos pelos programas sociais da Prefeitura de São Luís

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edvaldo reforça política de assistência social com serviços de requalificação em equipamentos da redeO prefeito Edivaldo Holanda Junior assinou, nesta quinta-feira (29), a Ordem de Serviço para a reforma da Unidade de Acolhimento para Crianças Casa de Passagem, localizada no bairro Cohatrac. A obra, que vai possibilitar a oferta de um espaço mais adequado às crianças, faz parte de um conjunto de melhorias estruturais que estão sendo realizadas em equipamentos sociais, a exemplo do Circo Escola, que também receberá intervenções na sua estrutura. Os investimentos nos equipamentos sociais visam ampliar os avanços já alcançados pela gestão do prefeito Edivaldo na área da Assistência Social.

"Estamos muito felizes com mais esse passo que estamos dando na área da Assistência Social, onde registramos muitos avanços e continuamos investindo para garantir assistência de qualidade para quem mais precisa. É por acreditar que podemos fazer a diferença na vida dessas pessoas que a nossa gestão vem implementando uma série de melhorias nessa área, a exemplo do concurso, da ampliação no número de unidades de acolhimento e do fortalecimento de diversos serviços, entre eles o acolhimento", destacou o prefeito Edivaldo.

A reforma na Casa de Passagem inclui melhorias em sua estrutura interna e externa. Entre os serviços que serão executados estão pintura geral; regulagem e pintura das esquadrias internas e externas em madeira; recuperação dos rebocos danificados e do piso; recuperação da caixa d'água em concreto e dos pontos de infiltração da rede hidráulica, registros, caixas de descarga, chuveiros e torneiras; reforma do piso externo em bloquete com recomposição das peças danificadas e reaterro; e execução de infra estrutura elétrica para instalação dos equipamentos. A quadra esportiva também receberá melhorias com substituição das telhas danificadas e recuperação da estrutura metálica tubular de sustentação da tela do alambrado.

A secretária municipal da Criança e Assistência Social, Andréia Lauande, destacou que a melhoria do espaço impactará positivamente a rotina das crianças. "Tudo o que a gente consegue de avanço na área da assistência é com a liderança de um gestor sensível como o prefeito Edivaldo. O serviço que será realizado é primordial e mostra o compromisso da gestão com a Assistência Social. Para algumas crianças, a Casa de Passagem é um lar temporário, mas para outras nem tão breve assim. Então, é importante imprimirmos mais qualidade nesse processo de acolhimento, ofertando espaços cada vez melhores, nos quais as crianças possam chegar e criar vínculos afetivos", ressaltou.

A superintendente de Proteção de Alta Complexidade, Amparo Seibel, explicou que na gestão do prefeito Edivaldo o serviço de acolhimento tem recebido uma atenção especial. "Percebemos que muitas experiências no Brasil nessa área são executadas pela sociedade civil e aqui temos o privilégio de contar com o apoio do poder público municipal na execução deste serviço de acolhimento. Antes, por exemplo, contávamos apenas com duas unidades de acolhimento, hoje temos cinco unidades, fazendo de São Luís destaque nacional, considerando que esse reforço ao serviço surge com apoio total do poder público", disse a superintendente.

Também acompanhou a assinatura da Ordem de Serviço para a reforma da Unidade de Acolhimento para Crianças Cassa de Passagem o secretário municipal de Governo, Pablo Rebouças.

CASA DE PASSAGEM

A Casa de Passagem recebe, por determinação judicial, crianças e adolescentes com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, em situação de rua e desabrigo por abandono. O espaço, que atualmente acolhe 18 crianças e três adolescentes, promove um acolhimento temporário e escuta qualificada; visita domiciliar à família; elaboração de estudo familiar; inserção em projetos/programas de capacitação e preparação para o mercado de trabalho; fortalecimento da função protetiva da família, dentre outros. As intervenções têm o objetivo de fortalecer esse trabalho e oferecer um local digno e seguro para receber, acolher e atender esse público.

MELHORIAS ESTRUTURAIS

Outro equipamento social que passará por melhorias é o Circo Escola, localizado na Cidade Operária. O local, que receberá serviços para adequações em seus espaços, atende atualmente 205 crianças. No Circo Escola são oferecidas atividades de artes circenses, capoeira, recreação, música, artes manuais (o que envolve também a parte de reciclagem), artesanato e karatê. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira, pela manhã e pela tarde, no contraturno escolar. As adequações no espaço além de fortalecerem o trabalho já realizado vão contribuir para que novos projetos possam ser realizados.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem