agencia

Notícias

Terça-feira, 17/09/2019 - 14h25

Prefeitura inicia pavimentação de ruas do Vinhais em nova frente de trabalho do São Luís em Obras

Ação, que se estenderá para outros bairros da capital; irá contemplar duas avenidas e 63 ruas no Vinhais totalizando mais de 16 quilômetros de asfalto

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeito Edivaldo acompanha início de ampla frente de recuperação asfáltica com programa São Luís em ObrasO prefeito Edivaldo Holanda Junior acompanhou na manhã desta terça-feira (17), no Vinhais, o início de uma ampla frente de serviços de recapeamento asfáltico que resultará na pavimentação de 16 quilômetros de vias, sendo duas avenidas e 63 ruas, somente no bairro. A obra vai impactar positivamente na mobilidade urbana e na qualidade de vida não só dos moradores, mas de todos que circulam pelo local.  A ampliação das ações de recapeamento e asfaltamento integra o programa São Luís em Obras, por meio do qual estão sendo executados diversos serviços de melhorias na área da infraestrutura urbana da capital. A previsão é que novas frentes de pavimentação sejam iniciadas em outras áreas da cidade, ainda esta semana.

"Estamos dando início a um amplo programa de recapeamento asfáltico pela cidade, dentro de um cronograma macro de serviços de infraestrutura que já está em execução. A pavimentação é mais uma frente de serviços deste programa que lançamos há um mês. Iniciamos pelo bairro Vinhais, mas neste período sem chuvas conseguiremos avançar para outras áreas da cidade que foram afetadas pelas chuvas muito acima da média deste ano. Desta forma, vamos garantir melhorias na mobilidade da população", disse o gestor municipal que estava acompanhado pela primeira-dama, Camila Holanda, do vice-prefeito, Julio Pinheiro, e de secretários municipais, entre eles o titular da Semosp, Antonio Araújo.  

Acompanharam ainda o prefeito na vistoria os vereadores Osmar Filho, presidente da Câmara Municipal de São Luís; Genival Alves, Joãozinho Freitas, Josué Pinheiro, Marcelo Poeta, Paulo Victor, Pavão Filho, Raimundo Penha, Ricardo Diniz e Umbelino Junior; bem como secretários municipais e dirigentes de órgãos. 

SERVIÇOS 

As obras de pavimentação são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e abrangerão, no Vinhais, as duas regiões do bairro, ou seja, o lado onde situa-se o mercado municipal e o da Praça do Letrado. Todas as ruas e avenidas incluídas na programação dos serviços encontram-se danificadas em consequência do rigoroso período de chuvas em São Luís neste ano.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araújo, disse que o início das obras de recapeamento asfáltico são intervenções urbanísticas de grande importância. "O Vinhais é uma área que concentra uma grande população, provocando um fluxo intenso de pessoas e veículos diariamente. As obras na localidade seguem orientação do prefeito Edivaldo e serão executadas também em outros bairros pela cidade", enfatizou.

APROVAÇÃO 

Moradora do Vinhais desde sua fundação, Aldenir Lima Portela, a dona Dedé, que mora na Rua 71, uma das que estão no cronograma de pavimentação pelo bairro, aprovou o início dos trabalhos. "Vai melhorar tudo para nós que moramos no Vinhais. A nossa mobilidade vai ficar mais tranquila porque os buracos são um risco para a gente, principalmente para a população mais idosa. Eu já tenho 74 anos, então, achei muito bom os trabalhos começarem pelo nosso bairro", disse.

Quem também está ansiosa para ver os trabalhos concluídos é Teresinha de Jesus Ferreira que mora no bairro há apenas dois anos. "As chuvas danificaram muito as nossas ruas. Temos muitos idosos pelo bairro, então, é preciso ter um cuidado a mais com a acessibilidade. O asfaltamento das ruas vai melhorar o nosso dia a dia", comentou.

SÃO LUÍS EM OBRAS

O macroprograma São Luís em Obras foi lançado pelo prefeito Edivaldo no início de agosto deste ano e inclui obras de infraestrutura com pavimentação, macrodrenagem, construção de pontes, reforma e construção de mercados, requalificação de espaços públicos, construção de Ecopontos, reforma de postos de saúde e de escolas, requalificação da área central da cidade, entre muitas outras ações.

Alguns dos trabalhos que já estão sendo executados por meio do programa são: reformas do Estádio Nhozinho Santos, Fonte das Pedras, Parque do Bom Menino, Praça da Bíblia, Mercado das Tulhas, entre outros.

Com o programa São Luís em Obras, a Prefeitura amplia o trabalho que vem sendo realizado na área de infraestrutura pela atual gestão municipal e que já apresenta resultados na melhoria das condições de vida da população. Destacam-se a requalificação de espaços na área central da cidade, a urbanização de bairros e a melhoria da mobilidade urbana na capital maranhense.

INFRAESTRUTURA

O início das obras de recapeamento asfáltico nesta terça-feira (17), amplia o trabalho que o prefeito Edivaldo vem realizando desde o início de sua gestão, em 2013. O resultado é a pavimentação de mais de duas mil ruas em toda a cidade, entre recuperação ou implantação de asfalto, incluindo vias de bairros da zona rural que, desde sua fundação, nunca haviam recebido asfaltamento, melhorando a urbanização e a melhoria da mobilidade urbana na capital maranhense.

Desde que assumiu a gestão, o prefeito Edivaldo tem investido em obras de infraestrutura urbana, consolidando em sua gestão o maior programa de urbanização já visto em São Luís, para o desenvolvimento da capital, sendo executadas obras de asfaltamento e calçamento de vias, implantação de drenagem superficial (meio-fio, sarjeta e calçada), redes de drenagem profunda, iluminação pública, entre outros.

No total, foram mais de 100 bairros alcançados pelas obras de urbanização. Na área da drenagem, já foram implantadas mais de 30 quilômetros de redes, entre canais e galerias, pondo fim a pontos de acúmulo de água que se arrastavam por décadas, em áreas como Vila Apaco, Cohatrac e Rio das Bicas.

Estiveram presentes no início das obras de recapeamento asfáltico no Vinhais os secretários municipais Jota Pinto (Assuntos Políticos), Julio César Marques (Desenvolvimento Metropolitano), Mádison Leonardo Andrade, (Urbanismo e Habitação), Nonato Chocolate (Relações Parlamentares); o presidente do Instituto Municipal de Paisagem Urbana, Fábio Henrique Carvalho; o Controlador-Geral do Município, Jackson Castro; o presidente da Comissão Permanente de Licitação, Thiago Braga; e o subprefeito da Área Centro, Jefferson Viégas Costa.

                             Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem