agencia

Notícias

Domingo, 22/09/2019 - 15h04

Prefeitura de São Luís promove grande ação alusiva ao Dia Mundial de Limpeza de Praias

Mais de 1.800 quilos de resíduos foram recolhidos; iniciativa integra a macropolítica de gestão de resíduos sólidos, colocada em prática pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Gestão do prefeito Edivaldo promove grande ação alusiva ao Dia Mundial de Limpeza de Praias

Duas grandes ações de mobilização e conscientização social e ambiental sobre a importância da manutenção da limpeza das praias foram realizadas pela Prefeitura de São Luís neste domingo (22) na região da Ponta d´Áreia e do Anjo da Guarda. Durante as ações, alusivas ao Dia Mundial da Limpeza de Praias, foram recolhidos mais 1.800 quilos de resíduos recicláveis. Cerca de 1.500 pessoas participaram da mobilização. A iniciativa integra a macropolítica de gestão de resíduos sólidos, colocada em prática pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.

Este ano, a Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, reuniu vários grupos voluntários de limpeza de praia uma ação conjunta, ampliando sua força, atuação e colaboração entre todos. Além dos grupos voluntários, a ação contou com a importante participação dos estudantes de escolas da rede pública municipal, entidades da sociedade civil, órgãos públicos e a população em geral, que dessa vez se juntaram de forma ordenada formando uma grande rede de proteção e preservação nas praias da capital.

Gestão do prefeito Edivaldo promove grande ação alusiva ao Dia Mundial de Limpeza de Praias

O prefeito Edivaldo Holanda Junior, destacou a importância e o sucesso da ação.  “A cada ano essa ação fica maior, com o grande envolvimento da população. Diariamente, nossas equipes recolhem uma quantidade significativa de resíduos descartados de forma irregular nas nossas praias. A gestão tem um planejamento, mas cuidar do nosso espaço, do nosso ecossistema, do nosso meio ambiente, é tarefa de todos nós”, disse o prefeito Edivaldo.

Ao final, tudo que foi recolhido foi para o Lixômetro, onde puderam pesar e conferir o quanto de lixo foi recolhido para que as pessoas tenham noção do quanto é descartado irregularmente nas praias de São Luís e os riscos que esse descarte traz ao ecossistema marítimo, a saúde da população. Este ano foi recolhido 986 quilos de resíduos recicláveis, 72 quilos de coco e 15 quilos de vidro na Praia da Ponta d’ Areia e na Praia da Guia foi recolhido 728 quilos, totalizando 1.801 quilos de resíduos recicláveis.

A ação foi extremamente positiva do ponto de vista da mobilização social. Houve uma participação grande da população, com aproximadamente 1.500 pessoas dos grupos voluntários, estudantes de escolas da rede pública municipal, entidades da sociedade civil, órgãos públicos e a população em geral. São muitas pessoas unindo forças para proteger e preservar o ecossistema e as praias de São Luís. Isso mostra que a população de São Luís está se conscientizando da importância dessas ações e, principalmente, da importância em gerenciar os resíduos sólidos.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, explica que com esta ação do Dia Mundial da Limpeza de Praia, a Prefeitura de São Luís espera promover a conscientização da população para o problema do descarte irregular do lixo urbano.

“Nos alegramos quando a Prefeitura organiza uma ação e toda a sociedade se envolve, porque preservar, proteger e gerenciar os resíduos sólidos é missão de todos nós, afinal todos nós produzimos resíduos. Ver famílias inteiras aqui envolvidas é um orgulho enorme. É claro que nem todo o lixo que vai parar nas praias foi descartado irregularmente ali, mas foi descartado irregularmente em algum lugar e os ventos, a chuva, enfim contribuem para deslocamento desse material. É por isso que esta é uma ação de conscientização em relação ao manejo adequado do lixo e de preservação ambiental, principalmente agora que São Luís faz parte do Programa Lixo Fora d’Água. Esse é um trabalho que segue a orientação do prefeito Edivaldo, que incetiva a realização do trabalho", disse Carolina Estrela.

LIXO FORA d´ÁGUA 

A atividade integra ainda o Programa Lixo Fora d’Água, fruto de uma parceria internacional firmada entre a Prefeitura de São Luís e a Associação Internacional de Resíduos Sólidos (ISWA, na sigla em inglês), entidade sueca representada no Brasil pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). A parceria foi firmada durante a Conferência Internacional de Prevenção e Combate ao Lixo no Mar, que ocorreu em São Luís no mês de julho, fazendo da cidade a primeira capital brasileira a assinar o acordo.

AÇÃO

A ação foi realizada em dois pontos diferentes da orla de São Luís, nas praias da Ponta d’Areia e Praia da Guia. O ponto de encontro foi na Praça do Sol, onde foram passadas as informações sobre a coleta do lixo na faixa de areia, em seguida, todos os voluntários, vestidos com camiseta branca, deram largada em direção ao Espigão Costeiro. Durante a ação, foi possível observar famílias inteiras se divertindo e, especialmente, as crianças mostrando a importância de cuidar das nossas praias.

Durante todo o trajeto, o Corpo de Bombeiros fez a fiscalização para garantir a segurança de todos. Enquanto isso, uma equipe orientava os motoristas no semáforo, e ao longo da faixa de areia as equipes de agentes de limpeza urbana da Prefeitura de São Luís faziam a remoção manual e mecanizada dos resíduos mais pesados ou cujo manejo pudesse oferecer riscos aos voluntários, como objetos perfurocortantes, além do Cidadão Limpeza Cidade Beleza e equipe de educação ambiental que orientavam sobre o descarte correto do seu lixo e dicas de como reduzir a geração de resíduos, protegendo as praias da cidade.

A novidade da ação foi a utilização de som sustentável, feito a partir de material reciclável. Ao chegarem ao destino, o Espigão Costeiro, os participantes fizeram a pesagem do lixo arrecadado, houve distribuição de medalhas como reconhecimento do esforço dos alunos das escolas municipais que participaram da iniciativa, entrega de lanches para as crianças. Também foram realizadas recreações com as crianças e oficinas com materiais recicláveis.

Enquanto isso, na Praia da Guia, na área Itaqui-Bacanga, outra equipe percorreu a faixa de areia recolhendo todos os tipos de resíduos. Eles iniciaram as atividades um pouco mais cedo e finalizaram às 10h. É a primeira vez que a Prefeitura de São Luís realiza duas ações ao mesmo tempo em espaços diferentes, e isso só foi possível com a parceria dos grupos voluntários.

PARCEIROS

Entre os parceiros que participaram da ação estiveram instituições como Air Semear, Aquamar, Assessoria de Gestão Ambiental (AGA) da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Associação de Surf e Bodyboarder do Olho D’Água (Asboa), Bombeiro Civil Mirim do Maranhão, Clean Up the World, Clube de Desbravadores Os Valdenses, Curso de Ciências Biológicas (CCB), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Educambiental, Engajamundo, Espaço Zamba, Generocidade, Greenpeace São Luís, Grupo AleRisos, Grupo de Genética e Conservação (GGC) do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão (ICE-MA), Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus São Luís/Centro Histórico, Laboratório de Biologia Vegetal e Marinha da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Liga dos Skatistas Solidários, Nós da Comunidade, Ordem dos Advogados do Brasil/Maranhão (OAB-MA), Projeto Repensar Contorno, Projeto Salve as Praias, Queamar, Run Bora Correr, TripsSLZ, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Viva Mar.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem