agencia

Notícias

Sábado, 28/09/2019 - 08h52

Gestão do prefeito Edivaldo promove grande ação de limpeza no bairro Alemanha

Equipes da Prefeitura de São Luís percorrerem ruas do bairro recolhendo resíduos que não são contemplados pela coleta regular; ação integra a política pública de limpeza implantada pelo prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Gestão do prefeito Edivaldo promove grande ação de limpeza no bairro AlemanhaA Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana realiza, no bairro Alemanha, neste sábado (28), segunda (30), terça (1º) e quarta-feira (2), uma grande ação de limpeza com o objetivo de recolher, de casa a casa, resíduos volumosos - pneus velhos, eletrodomésticos inservíveis, restos de construção e podas, sucatas, entre outros não contemplados pela coleta regular. A ação integra a política de gestão de resíduos sólidos implantada pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior que, assim, combate o descarte irregular de lixo na cidade contribuindo para a qualidade de vida da população e combate às doenças. 

O bota-fora é um mutirão de limpeza em que é imprescindível a participação direta da população, que deve disponibilizar, na porta de suas casas, todo o material a ser recolhido pelas equipes de limpeza da Prefeitura de São Luís. As ações de bota-fora contribuem para manter a cidade limpa, eliminar possíveis focos transmissores de doenças e, ao mesmo tempo, contribuir para melhorar ainda mais o paisagismo urbano e a qualidade de vida da população.

A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destaca a importância da ação. "O descarte irregular é um dos gargalos da limpeza urbana em São Luís. A Prefeitura já implantou 15 Ecopontos que estão em pleno funcionamento e recebem todos os resíduos volumosos que costumam ser descartados de forma irregular nas vias públicas, estamos com dois galpões de triagem em construção e mais dois Ecopontos construídos. Infelizmente, esta prática é um padrão cultural não apenas em São Luís, por isso, seguindo a determinação do prefeito Edivaldo, temos desenvolvido políticas de combate ao descarte irregular e de conscientização da população para o manejo correto do resíduo sólido. As ações bota-fora integram estas políticas", disse.

Durante o bota-fora, equipes de educação ambiental do Comitê Gestor de Limpeza Urbana e o Cidadão Limpeza visitam as casas, informando aos moradores sobre os prejuízos para a saúde pública e meio ambiente do descarte irregular de resíduos sólidos nas vias públicas. A ação também vai incentivar o uso dos Ecopontos. 

A coleta domiciliar na área do bairro Alemanha é realizada de forma regular todas as terças e quintas-feiras e ainda aos sábados, no período diurno, entretanto, o bairro tem pontos de acúmulo de lixo descartado irregularmente.

LIMPEZA

A Prefeitura está ampliando as ações bota-fora ao longo de 2019. Este ano, já foram contemplados locais como o Bairro de Fátima, que recebeu a programação no dia 25 de janeiro, resultando no recolhimento de mais de cinco toneladas de resíduos. Em fevereiro, foi realizada uma ação conjunta nos bairros Radional, Vera Cruz e Santa Cruz. Durante os dois dias de programação mais de nove toneladas de resíduos foram recolhidas. Em abril, a ação ocorreu na Forquilha e recolheu 40 toneladas de resíduos. Também já receberam ação bota-fora em 2019 os bairros Bequimão, Madre Deus, Vila Luizão, Sol e Mar, Angelim, Cidade Olímpica e Vila Cristalina.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem