agencia

Notícias

Quinta-feira, 03/10/2019 - 08h26

Prefeitura de São Luís promove vacinação infantil contra sarampo em shoppings da cidade neste sábado (5)

Público-alvo são crianças de seis meses a menores de 5 anos; ação nos shoppings é estratégia da gestão do prefeito Edivaldo para potencializar a campanha nacional que inicia nesta segunda-feira (7)

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís promove neste sábado (5) tarde de vacinação infantil contra sarampo em shoppings da cidadeA Prefeitura de São Luís realizará, neste sábado (5), das 15h às 19h, ação de vacinação contra o sarampo em shoppings da cidade. As equipes estarão nos shoppings da Ilha, Rio Anil e São Luís para imunizar as crianças de seis meses a menores de 5 anos. A ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), reforça a nova campanha nacional de vacinação do Ministério da Saúde para o combate à doença, que tem início na segunda-feira (7). O trabalho nos shoppings é uma das estratégias utilizadas pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior para alcançar o público-alvo em campanhas como esta.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, destaca o objetivo da ação. “Esta é uma estratégia da gestão do prefeito Edivaldo para facilitar o acesso à imunização contra o sarampo. Precisamos conscientizar os pais para a importância da vacina e esta é uma ação que facilita este trabalho. É importante lembrar que a vacina é a única forma de evitar o sarampo e que a gestão do prefeito Edivaldo tem trabalhado para desenvolver estratégias que ampliem o alcance da imunização na cidade”, ressalta Lula Fylho.    

A campanha nacional, orientada pelo Ministério da Saúde, será dividida em duas etapas. De 7 a 25 de outubro acontece a primeira fase, com foco nas crianças. Já a segunda fase, será realizada de 18 a 30 de novembro, com foco na população de 20 a 29 anos. Em ambos os casos, haverá o chamado Dia D em duas datas: em 19 de outubro e em 30 de novembro. A campanha em nível nacional visa alertar pais, mães e responsáveis para a importância da vacinação.

Em São Luís, para além da campanha e das ações extras realizadas, como esta nos shoppings da capital, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tem disponibilizado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas unidades de saúde da rede, a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba. O objetivo é imunizar, de forma permanente, o público-alvo. A estratégia de levar a vacina para o shopping durante um dia do fim de semana é utilizada para fazer com que mais pais possam levar as crianças para imunizar. Para a vacinação é indispensável a apresentação da carteirinha.

A coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), Charlene Luso, destaca a proposta da estratégia. “Além de ser um horário diferenciado das unidades de saúdes, estamos aproximando a vacinação do público, aproveitando o fim de semana movimentado nos shoppings para desenvolver essa ação e, assim, alcançar o público-alvo desta primeira etapa da campanha, que são as crianças”, diz a coordenadora.

SARAMPO

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina. Os principais sintomas da doença são febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; e mal-estar intenso. Podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade. 

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem