Notícias
Prefeitura de São Luís promove neste sábado (19) Dia D de vacinação contra sarampo
Campanha reforça as ações preventivas de saúde colocadas em prática pelo prefeito Edivaldo; unidades de saúde funcionarão pela manhã; à tarde haverá postos volantes nos shoppings da Ilha, Rio Anil e São Luís para atender crianças de seis meses a menores de cinco anos
Gestão do prefeito Edivaldo promove Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra o SarampoA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realiza, neste sábado (19), o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo na capital maranhense. A ação tem como público-alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos. Durante a programação será disponibilizada, pela manhã, das 8h às 12h, nas 62 unidades de saúde a vacina tríplice viral, que protege contra o sarampo e outras doenças. À tarde, das 15h às 19h, ainda no sábado, as doses estarão disponíveis em postos volantes nos shoppings da Ilha (Maranhão Novo), Rio Anil (Turu) e São Luís (Jaracati).A campanha reforça as ações preventivas de saúde colocadas em prática pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior.
O prefeito Edivaldo destaca que a saúde preventiva tem sido um dos foco de sua gestão que tem realizado ações de promoção e proteção da saúde como estratégias para garantir à população melhoria da qualidade de vida. "Temos executado uma série de programas na área de saúde preventiva, disponibilizando em nossa rede a vacina contra sarampo, rubéola e caxumba, imunizando de forma permanente o público-alvo para estas doenças", disse o prefeito.
Como parte das ações preventivas de saúde a Prefeitura tem mantido equipes de combate a endemias nas ruas e realizado campanhas educativas em bairros e escolas, entre outras atividades.
Segundo o secretário Lula Fylho este fim de semana é decisivo para ampliação da cobertura vacinal. Ele alerta os pais para necessidade de apresentação do Cartão Criança. "A vacinação é exclusiva para aquelas que não receberam dose alguma ou não tomaram o reforço, e o profissional da unidade de saúde faz a avaliação se há ou não necessidade da imunização”, explica o secretário.
Mais de 3.520 crianças já compareceram às unidades de saúde da rede em resposta à campanha contra o sarampo, iniciada no dia 7 de outubro. Do total de pessoas convocadas, 1.678 receberam a vacina. De acordo com a Coordenação de Imunização da Semus, muitas crianças estavam com as carteiras de vacinação atualizadas, o que excluiu a necessidade de aplicação da dose contra o sarampo.
A segunda etapa da campanha contra o sarampo, que englobará pessoas de 20 a 29 anos de idade e que ainda não foram vacinados contra a doença, ocorrerá entre os dias 18 e 30 de novembro. Para este público, o Dia D ocorrerá em 30 de novembro.
MAIS
O sarampo é uma doença grave e pode levar a pessoa a desenvolver complicações, como cegueira, encefalite, diarreia, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos.
Leia mais sobre Saúde

Prefeitura de São Luís intensifica combate ao mosquito da dengue com Dia D no Monte Castelo

Gestão do prefeito Edivaldo promoverá Dia D de combate ao mosquito Aedes aegypti nesta sexta-feira (6)

Prefeitura de São Luís entrega veículo para Centro de Referência em Saúde do Trabalhador

Prefeitura de São Luís segue com programação alusiva ao mês de combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis

Público-alvo comparece às unidades de saúde da Prefeitura de São Luís no Dia D da segunda fase da campanha de vacinação contra sarampo