agencia

Notícias

Quarta-feira, 23/10/2019 - 17h52

Prefeitura de São Luís promove ação de saúde na Unidade Mista Itaqui-Bacanga em alusão ao Outubro Rosa

Foram oferecidas consultas, orientações nutricionais e vacinação para mulheres; ação reforça serviços em saúde promovidos pelo prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís promove ação de saúde na Unidade Mista Itaqui-Bacanga em alusão ao Outubro RosaA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) promoveu, na manhã desta quarta-feira (23), na Unidade Mista Itaqui-Bacanga, no bairro Vila Isabel, ação relativa à campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama. Na ocasião, foram realizadas atividades como consultas, orientações nutricionais e entrega de cestas básicas. Além de atendimento com profissionais de nutrição, enfermagem e ginecologia, também estiveram disponíveis testes rápidos para sífilis e HIV e orientações contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). As mulheres puderem ainda atualizar as carteiras de vacinação. A ação reforça os serviços em saúde promovidos na rede municipal pelo prefeito Edivaldo Holanda Junior.

Presente à ação, o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, enfatizou a importância da prevenção contra o câncer de mama. “Sabemos o quanto é necessária a prevenção e o diagnóstico precoce, por isso, é fundamental a promoção de ações como esta para aproximar ainda mais os serviços básicos e essenciais da população”, afirmou.

CAMPANHA

A diretora-geral da Unidade Mista Itaqui-Bacanga, Gabriela Diniz, ressaltou o trabalho realizado pela administração. “Realizamos anualmente a campanha do Outubro Rosa, um alerta à sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama e uterino. A mobilização visa também à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de um olhar com atenção à saúde que seja todos os dias e não somente no mês de outubro”, afirmou.

A aposentada Maria de Fátima, de 65 anos, realiza preventivo anualmente. Ela, que já teve casos na família relacionados ao câncer de mama, está ciente da importância da orientação. “Como minha irmã já teve e graças a Deus está curada, não quero que eu tenha a mesma coisa. Por isso, todo ano faço o preventivo e hoje estou aqui e fui bem atendida”, disse.

No município de São Luís, a incidência do câncer de mama vem acompanhando as estatísticas levantadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Segundo estudos e estimativas confirmadas pelo Instituto Nacional do Câncer, no país, a maioria dos casos está na faixa etária de mulheres inferior a 40 anos.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem