agencia

Notícias

Quinta-feira, 05/12/2019 - 15h59

Guarda Municipal da Prefeitura de São Luís dá continuidade a eventos alusivos aos 30 anos de fundação

Em dezembro haverá entrega de certificados aos guardas municipais, formatura geral da guarnição e ação social no bairro São Cristóvão

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Guarda Municipal da Prefeitura de São Luís dá continuidade a eventos alusivos aos 30 anos de fundaçãoEste ano, a Prefeitura de São Luís promoveu uma extensa programação, durante o mês de julho, para celebrar os 30 anos de criação da Guarda Municipal de São Luís (GMSL), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc). Na ocasião, foram realizados torneios, caminhadas, atos ecumênicos e concertos de música com a Banda da GMSL. Agora em dezembro, para encerrar as comemorações pelas três décadas da corporação, serão realizadas mais três ações: no dia 12, com a entrega de certificados aos guardas municipais que se destacaram na guarnição; dia 20, a formatura geral da guarnição (culto e oferta de serviços ao servidor); e no dia 21, a realização de uma ação social no bairro São Cristóvão.

A data oficial de criação da Guarda Municipal de São Luís é o ano de 1989, por força da Lei Municipal nº 2.968, de 6 de julho de 1989. Ao longo de 30 anos, a corporação que objetiva proteger o cidadão ludovicense e o patrimônio público e histórico da capital maranhense, vem sempre atuando em áreas como o Centro Histórico, Rua Grande, Complexo da Deodoro e em eventos promovidos pela Prefeitura como o programa Reviva Centro, Carnaval e São João. A corporação também atua em ações sociais, festas, procissões, cultos ecumênicos realizados em praças, ruas e escolas. Para desenvolver suas ações, a corporação conta com um efetivo de 470 membros, além de veículos, carros, motos e ônibus de videomonitoramento.

O secretário municipal da Semusc, Heryco Coqueiro, fala sobre os serviços prestados pela Guarda Municipal da Prefeitura de São Luís. "A gestão do prefeito Edivaldo sempre tem dado reconhecimento e apoio ao trabalho da Guarda Municipal, corporação que tem prestado bons serviços à comunidade ludovicense, com cuidado e zelo para proteger o patrimônio público e a população da nossa querida capital", ressalta o secretário.

PROGRAMAÇÃO

O evento do dia 12 de dezembro acontecerá na sede do Convento das Mercês, região do Centro Histórico. Além da entrega de certificados aos guardas municipais que se destacaram na guarnição, haverá uma apresentação de gala da Banda de Música da Guarda Municipal, com a presença da Banda Juvenil da GMSL e a  entrega de homenagens à guardas municipais (individual) por tempo de serviço, ato heroico ou de coragem.

Na formatura geral da guarnição, que acontece dia 20, a partir das 8h,  na sede da Semusc no bairro Alemanha, guardas municipais e convidados vão participar de um culto de ação de graças e também haverá a oferta de serviços, com cuidados especiais para a saúde e bem-estar e outras atividades.

Por sua vez, a ação social do dia 21, no bairro São Cristóvão deve envolver moradores de áreas de risco que residem na região. O evento acontecerá das 8h às 13h, na praça central da comunidade. Dentre as atividades, estão previstas atendimentos médicos, assistência jurídica e assistência social a ser ofertadas com o apoio de outras secretarias municipais, Cruz Vermelha, ONGs e entidades filantrópicas.

CRIAÇÃO

Após a criação da GMSL, a guarnição ficou oficialmente instalada em uma área administrativa do Parque do Bom Menino. Somente em 1992, a administração e o efetivo foram transferidos para o Complexo de Segurança localizado na Avenida dos Franceses, S/N, no Bairro da Alemanha, ao lado do Hospital da Criança. Em 2009, por meio da Lei nº 5.077, a GMSL passou a integrar a estrutura orgânica, administrativa, técnica e financeira da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania.

A estrutura organizacional da GMSL é formada pelo Comando e a Superintendência de Operações (Subcomando) que, por sua vez, é formada pelo Corpo de Guarda, Corpo de Salva Vidas, Defesa Civil e Banda de Música.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem