agencia

Notícias

Sexta-feira, 06/12/2019 - 15h07

Prefeitura de São Luís intensifica combate ao mosquito da dengue com Dia D no Monte Castelo

Parte da política de saúde preventiva da gestão do prefeito Edivaldo, ação mobilizou a comunidade com ações educativas e de saúde

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís intensifica combate ao mosquito da dengue com Dia D no Monte CasteloAgentes de endemias e gestores da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), com apoio de outras pastas, como as secretarias de Educação (Semed) e Criança e Assistência Social (Semcas) participaram nesta sexta-feira (6), na Unidade de Ensino Barbosa de Godóis e no Largo de Nossa Senhora da Conceição, ambos no Monte Castelo, do Dia D de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e febre chikungunya. A ação foi realizada pela Prefeitura de São Luís e integra a Semana de Mobilização de Combate ao Aedes, iniciada no dia 2 de dezembro. Iniciativa é parte da política de saúde preventiva da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. 

Por determinação do prefeito Edivaldo, as atividades de controle do vetor das enfermidades se estenderão com mobilização de 100% da equipe técnica durante este mês e o início do primeiro semestre do ano que vem, quando deverão ser registradas as primeiras chuvas na cidade.

Às 8h, houve a apresentação da Banda de Música da Guarda Municipal. Em seguida, o coordenador do Programa de Arboviroses da Semus, Pedro Tavares, enfatizou aos agentes a importância do cumprimento das estratégias traçadas na Vigilância Epidemiológica Municipal, nas últimas semanas. Dentre elas, a visitação de todas as residências e verificação dos objetos com potencial de acúmulo de água parada.

Em seguida, na unidade escolar, profissionais da Semus prestaram serviços clínicos aos agentes de endemias e ao público em geral. Além de consultas, foram feitas orientações nutricionais e verificações das pressões arteriais e testes de glicemia. Depois, as equipes foram divididas para a execução da Operação “Bota Fora” – que acontece nesta sexta-feira (6) e sábado (7) no Monte Castelo e adjacências.

Em paralelo, membros do setor de Arboviroses distribuíram panfletos. Alguns profissionais estavam com camisas alusivas à campanha ou fantasiados como o mosquito Aedes. “Nossa primeira meta foi fazer o planejamento preliminar, identificando quais as áreas prioritárias na cidade. A partir daí, reunimos com nossos agentes que, a partir de hoje, farão as visitas com mais intensidade", destacou o secretário municipal de Saúde, Lula Fylho.

Para Pedro Tavares, o trabalho preventivo é a melhor forma de combater o mosquito. “Não há outra forma de controle. Com planejamento e organização, sem dúvida nós faremos o controle vetorial na cidade”, disse.

A dona de casa Maria do Rosário Alencar, moradora da Fé em Deus, esteve nos trabalhos. Ela recebeu orientações do setor laboratorial sobre as larvas e teve a oportunidade de ver os ovos do mosquito por microscópio instalado em um dos estandes. “Não conhecia tudo isso sobre o mosquito. Vou tomar as medidas necessárias em casa pra evitar as doenças e ainda vou falar com meus vizinhos”, afirmou.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem