agencia

Notícias

Quarta-feira, 11/12/2019 - 14h45

Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão conquista título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade

Título foi concedido pela Unesco em reunião ocorrida em Bogotá, Colômbia e fortalece a imagem culturalmente diversificada de São Luís e do Maranhão no Brasil e no exterior

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Bumba meu boi conquista título de Patrimônio Cultural Imaterial da HumanidadeO Complexo Cultural do Bumba Meu Boi foi reconhecido internacionalmente como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade durante a 14ª reunião do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural realizada em Bogotá, Colômbia, nesta quarta-feira (11). Este título é uma distinção criada em 1997 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para a proteção e o reconhecimento do patrimônio cultural imaterial, abrangendo as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em respeito da sua ancestralidade, para as gerações futuras.

O bumba meu boi passa a ser, agora, um dos seis bens brasileiros a integrar a lista internacional, sendo elas a Arte Kusiwa - Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi (2003), o Samba de Roda no Recôncavo Baiano (2005), o Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife (2012), o Círio de Nossa Senhora de Nazaré (2013) e Roda de Capoeira (2014). A candidatura foi proposta pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN em parceria com os detentores que fazem essa manifestação no Maranhão. 

O prefeito em exercício Julio Pinheiro falou sobre a importância do reconhecimento. “Estamos muito alegres com a notícia. Essa conquista representa muito para São Luís, pois demonstra a força da nossa cultura popular. A gestão do prefeito Edivaldo sempre incentivou a cultura de forma geral e o Bumba meu boi é uma manifestação de muita autenticidade, por isso o nosso contentamento com esse reconhecimento que fortalece mais ainda a tradição e vem somar em todos os aspectos com a cultura, o turismo e a economia local”, destacou Julio Pinheiro.

A secretária municipal de Turismo Socorro Araújo, que participou da solenidade e, na ocasião, representou o prefeito Edivaldo Holanda Junior, ressaltou que este título é mais uma grande oportunidade de mostrar a todos que São Luís é muito rica não só de forma material, mas também no campo imaterial. "Estamos todos emocionados por esse momento. Estamos compartilhando com os maranhenses, com os ludovicenses, a importância do bumba meu boi tornar-se Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Vamos comemorar e agradecer por essa força cultural que o maranhense tem em cultivar suas festas e manter viva na memoria e no cotidiano de cada um de nós. Parabéns Maranhão, parabéns São Luís, vamos aplaudir o nosso Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão. É mais um momento histórico para São Luís e o Maranhão, quando uma das mais fortes expressões da nossa cultura popular se torna patrimônio da humanidade", disse a secretária Socorro Araújo. Os secretários Marlon Botão (Cultura)  e Ivaldo  Rodrigues (Agricultura, Pesca  e Abastecimento)  compuseram a  delegação da Prefeitura de São Luís.

“O Brasil está em festa por esse reconhecimento. Na verdade, é um reconhecimento formal daquilo que já está no sentimento dos brasileiros: o bumba meu boi do Maranhão representa a diversidade cultural brasileira, e é por isto que ele conquistou este título. Ele transcende os limites territoriais do Maranhão”, explicou diretor do Patrimônio Imaterial do IPHAN, Hermano Queiroz, representando o órgão e o Ministério do Governo Federal na titulação.

O superintendente do IPHAN no Maranhão, Maurício Itapary, falou sobre a importância do título. “É de grande importância para o Maranhão e para o Brasil a conquista do título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade por parte da Unesco. Essa foi uma candidatura proposta pelo IPHAN em parceria com os detentores que fazem essa manifestação no nosso estado. Obrigado e parabéns a todos que fazem o Complexo do Bumba Meu Boi acontecer no Maranhão”, disse.

A candidatura do bumba meu boi foi avaliada pelo Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. Esta foi a última etapa a ser cumprida entre os critérios nacionais e internacionais após o envio de uma proposta de inclusão na lista representativa da Unesco, juntamente a um dossiê apresentando todas as características do bem cultural. Conquistar esse título contribui para reforçar a imagem culturalmente diversificada de São Luís e do Maranhão no Brasil e no exterior. 

Em 2011, o Complexo Cultural do Bumba meu Boi do Maranhão recebeu o reconhecimento nacional e, um ano depois, na solenidade de titulação realizada em São Luís, o Comitê Gestor da Salvaguarda do Bumba Meu Boi entregou ao IPHAN o documento solicitando a inscrição na Lista Representativa da Unesco.  

COMPLEXO CULTURAL DO BUMBA MEU BOI

O bumba meu boi é o carro-chefe do São João de São Luís. São mais de 400 grupos subdivididos no que o maranhense denomina de ‘sotaque’, que envolve variações de ritmos, indumentária e instrumentos musicais. em geral dividem-se em cinco - baixada, matraca, zabumba, costa-de-mão e orquestra. Contudo, estes estilos não são os únicos e existem ainda muitas variações, assim como os grupos criados a partir de releituras dos grupos tradicionais. Vale ressaltar que os grupos de bumba meu boi são compostos pela própria comunidade, que se reinventa todos os anos com exuberantes indumentárias e toadas novas, em homenagem aos santos como o próprio São João, São Pedro e São Marçal. 

A manifestação folclórica típica no Maranhão possui diversas vertentes dentro do movimento cultural. O bumba meu boi já é reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) como Patrimônio Cultural do Brasil desde 2011 e reúne elementos imateriais, como performances dramáticas, musicais e coreográficas e também materiais, como o artesanato, os bordados do couro do boi e as indumentárias de seus personagens, os instrumentos musicais confeccionados artesanalmente, por exemplo.

Com a entrada para a lista da Unesco, as ações de Salvaguarda já desenvolvidas pela comunidade, em conjunto com o IPHAN e entidades parceiras serão reforçadas e buscarão fortalecer a autonomia dos grupos, promover mais ações de educação patrimonial, realizar nova documentação, além de ampliar pesquisas e a valorização do bem cultural. 

SAIBA MAIS

Ainda que existam formas de expressão similares em outros estados brasileiros, no Maranhão, o bumba meu boi se diferencia por constituir num complexo cultural que compreende uma variedade de estilos, multiplicidade de grupos e, principalmente, porque estabelece uma relação intrínseca entre a fé, a festa e a arte, fundamentada na devoção aos santos juninos, nas crenças em divindades de cultos de matriz africana e na cosmogonia e lendas da região. O bem cultural está em acordo com os conceitos da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco de 2003.  

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem