agencia

Notícias

Sexta-feira, 20/12/2019 - 14h19

Enxadrista apoiada pela Prefeitura de São Luís conquista 3º lugar no Campeonato Sul-Americano de Xadrez Escolar

Giovanna Piovacari é uma das atletas que têm apoio da Prefeitura de São Luís na gestão do prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Enxadrista apoiada pela gestão do prefeito Edivaldo conquista 3º lugar no Campeonato Sul-Americano de Xadrez EscolarA enxadrista Giovanna Piovacari conquistou, na última semana, o 3º lugar no II Campeonato Sul-Americano de Xadrez Escolar, na categoria Sub 17 Feminino. A atleta contou com o apoio da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior para participar da competição que aconteceu na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. O apoio da Prefeitura de São Luís à atleta reforça o compromisso da gestão do prefeito Edivaldo com o incentivo às práticas esportivas, já demonstrado em outras ocasiões.

O secretário municipal de Desporto e Lazer, Rommeo Amin, destaca que o prefeito Edivaldo faz questão de apoiar os atletas ludovicenses. “Não é a primeira vez que a gestão do prefeito Edivaldo contribui com a participação de atletas em competições como essa. É muito gratificante saber que contribuímos para que atletas como a Giovanna obtenham resultados positivos nas competições, motivando-os a seguir em frente e incentivando os demais atletas”, afirma o secretário. 

O Campeonato Sul-Americano de Xadrez Escolar é promovido pela Confederação de Xadrez das Américas - FIDE América, com apoio da Confederação Brasileira de Xadrez. A segunda edição do evento aconteceu entre os dias 13 e 15 de dezembro e reuniu 280 crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos, de vários países da América do Sul e de diversos estados do Brasil. Os três primeiros colocados e a escola campeã foram premiados com troféus e os 10 primeiros atletas do ranking receberam medalhas.

Giovanna Piovacari, aluna da escola Educallis, destaca as experiências com a competição. “Esse evento vai ser inesquecível para mim, pois foi o meu primeiro torneio internacional e trazer o troféu de terceiro lugar para São Luís e para o meu estado, é muito emocionante. Fiz novas amizades, conheci muitos técnicos, troquei muitas experiências, volto com muita bagagem para enfrentar os novos torneios de 2020”, disse Giovanna.

Além do 3º lugar no II Campeonato Sul-Americano de Xadrez Escolar, Giovanna também conquistou o pentacampeonato nos Jogos Escolares Maranhenses (JEM’s), invicta desde 2015; foi campeã do Campeonato Maranhense de Xadrez Relâmpago Feminino; campeã no Campeonato Maranhense por Categorias (Sub 18 Feminino), Melhor Feminino do Grand-Prix  Golden Shopping e Hexacampeã do Circuito de Xadrez Escolar Ludovicense.

APOIO

Além da enxadrista Giovanna Piovacari, neste ano, entre os atletas que também receberam apoio da Prefeitura de São Luís estão as nadadoras Carol Hertel de Souza Rodrigues e Júlia Leal Nina, que participaram do 45º Festival de Travessia do rio Yangtze de Wuhan 2019, na China; os judocas Claudiomar Costa Pereira e Enir Cantanhede, atletas maranhenses medalhistas dos Jogos Pan-Americanos de 2019 realizados em Santiago do Chile; e o karateca Salatiel Martins que participou da etapa final do Campeonato Brasileiro de Karatê que aconteceu na cidade de Belo Horizonte (MG).

Também em 2019, o prefeito Edivaldo apoiou os taekwondistas da Associação Kukkiwon a participarem do 36º Campeonato Brasileiro de Taekwondo, que aconteceu em setembro na cidade de Igarassu, em Pernambuco. Na competição, os atletas conquistaram 13 medalhas de ouro, seis de prata e uma de bronze. O resultado positivo da equipe ludovicense contribuiu para que o Maranhão ficasse em segundo lugar na classificação geral da competição, da qual participaram cerca de 600 atletas de todo o país.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem