agencia

Notícias

Quarta-feira, 19/02/2020 - 15h20

Prefeitura de São Luís inicia construção de mais uma ponte, desta vez no bairro Recanto Verde

Bairro, localizado na zona rural da capital, receberá ainda pavimentação e outras melhorias; a Prefeitura também iniciou construção de ponte no Jardim São Cristóvão e ainda esta semana assina Ordem de Serviço para a do bairro Fumacê

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís inicia construção de mais uma ponte, desta vez no bairro Recanto Verde

A Prefeitura de São Luís assinou, na manhã desta quarta-feira (19), a Ordem de Serviço para início imediato da construção de ponte no Recanto Verde, bairro da zona rural de São Luís que também será contemplado com pavimentação de vias e outras melhorias. Trata-se de uma importante obra de infraestrutura e vai ligar o bairro à Vila Itamar, facilitando o tráfego de pessoas e veículos, acabando com um problema de décadas na região: a falta de acessibilidade. O serviço é mais uma frente de trabalho executada por meio do programa São Luís em Obras e soma-se a um grande pacote de ações para ampliar a infraestrutura urbana da cidade e garantir o desenvolvimento dos bairros da capital. Antes de assinar a Ordem de Serviço para o início das obras, o prefeito Edivaldo vistoriou a área e destacou a importância dos serviços que serão executados.

No dia 12 deste mês, o prefeito Edivaldo também autorizou o início das obras de outra ponte, a do Baixão, no Jardim São Cristóvão. Outros acessos do mesmo tipo estão previstos para serem construídos ao longo de 2020 como a do bairro Fumacê, na área Itaqui-Bacanga, cujas obras iniciam ainda esta semana.

“Esta é mais uma obra histórica da minha gestão. Desde a fundação do bairro que a comunidade aguarda pela construção desta ponte e agora estamos tendo a oportunidade de atender a esta demanda, urbanizando ainda todo o entorno. Por meio desta obra vamos ampliar os investimentos nesta área, pois ainda no meu primeiro mandato a região recebeu serviços de pavimentação. Esta é mais uma ação do programa São Luís em Obras por meio do qual estamos ampliando a infraestrutura urbana da nossa cidade. Somente esta semana inauguramos o Centro de Saúde do Quebra Ponte, iniciamos nova frente de pavimentação no Parque Amazonas, hoje estamos aqui iniciando a obra de construção de ponte e outras ainda serão iniciadas ampliando o trabalho da Prefeitura em todas as regiões da cidade”, disse o gestor municipal.

O prefeito Edivaldo vistoriou o início das obras acompanhado da primeira-dama, Camila Holanda; do vice-prefeito, Julio Pinheiro; dos secretários municipais de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araujo; de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Ivaldo Rodrigues; Articulação Política, Jota Pinto; dos vereadores Chico Carvalho, Genival Alves, além de moradores e lideranças da comunidade.

O vice-prefeito, Julio Pinheiro, afirmou que esta é mais uma obra estrutural que beneficiará a população de São Luís. “A construção desta ponte vai trazer mais segurança para os moradores da região, que se arriscam diariamente para fazer a travessia sobre a estrutura improvisada. Esta obra vai se somar a uma série de intervenções de infraestrutura executadas desde a primeira gestão do prefeito Edivaldo para garantir o desenvolvimento dos bairros de São Luís. Ao longo do ano, a Prefeitura vai continuar avançando com este trabalho para melhorar a vida da população”, disse.

PONTE

A ponte do Recanto Verde está sendo construída sobre um riacho (afluente do Rio da Prata) que interliga os bairros Vila Itamar e Recanto Verde. Ela terá cerca de 36 metros de extensão e será feita em concreto armado, com passeio nas duas laterais para garantir mais segurança aos moradores e quem transita pela região. Também será feito o asfaltamento das vias do entorno e instalação de tubulação para o correto escoamento da água das chuvas.

A ponte vai garantir a travessia segura dos moradores e melhorar o acesso à região. “Esta é mais uma obra de infraestrutura que vai melhorar a mobilidade urbana da cidade. Após a conclusão dos serviços vamos ter muitos benefícios como a diminuição da distância e do deslocamento entre os dois bairros. Com isso, a prestação dos serviços públicos ficará mais eficiente, as moradias mais valorizadas e os moradores não terão mais as dificuldades que têm hoje, principalmente em dias de chuva e no período noturno”, explicou o secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Antonio Araujo.

A construção de novos acessos integra a política de ampliação da infraestrutura urbana e da malha viária da gestão do prefeito Edivaldo. No dia 12 deste mês o prefeito Edivaldo lançou as obras de construção da ponte do Baixão, no Jardim São Cristóvão, que interligará as avenidas 02 e Paulo VI sobre um trecho do Rio Paciência. Outras pontes estão previstas para serem construídas ao longo de 2020 como a do bairro Fumacê, na área Itaqui-Bacanga.

FELICIDADE

O bairro Recanto Verde tem mais de 20 anos de fundação e desde então os moradores aguardam a construção da ponte, por isso, receberam com felicidade o prefeito Edivaldo. A aposentada Tereza Rodrigues Sousa, que mora no bairro há 20 anos, disse que a construção da ponte será um grande benefício para todos. “A gente se arrisca todos os dias para atravessar essa ponte de madeira. Várias pessoas já caíram: idosos, crianças. Graças a Deus no próximo inverno a gente não terá mais este problema porque o prefeito Edivaldo está construindo a ponte nova”, disse.

Grávida de seis meses, Oziana de Jesus disse que teme sempre que precisa passar pela ponte, mas que ela e os moradores não têm escolha. “Se a gente tiver que dar a volta, perde muito tempo, então, eu sempre venho acompanhada para me sentir mais segura ao passar aqui. A gente precisa muito dessa ponte. Eu estou muito feliz que finalmente ela será feita”, comentou.

SÃO LUÍS EM OBRAS

A construção da ponte do Recanto Verde integra o programa São Luís em Obras, que tem mudado a configuração urbanística da capital por ser um dos maiores já colocados em prática na cidade. Somente esta semana, foram lançadas as obras de pavimentação no bairro Parque Amazonas e reinaugurado o Centro de Saúde do Quebra Pote.

Por meio do programa, a gestão do prefeito Edivaldo tem avançado por toda a cidade com dezenas de frentes de trabalho, com a reforma de espaços públicos, construção de escolas, pavimentação de diversos bairros, obras de macrodrenagem, intervenções no trânsito, reforma de mercados, unidades de saúde e escolas, além de já ter executado em 2019 mais de 200 km de pavimentação em diversas regiões da capital, ampliando os investimentos já realizados para a melhoria da infraestrutura da capital.

Ainda na manhã desta quarta-feira (19) o prefeito Edivaldo vistoriou as obras de construção da creche do Recanto Verde, que beneficiará centenas de crianças da região. A creche contará com 10 salas de aula, brinquedoteca, lactário, fraldário, solários, refeitório e cozinha industrial especializada.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem