agencia

Notícias

Terça-feira, 25/02/2020 - 07h54

Tambor de Crioula, Blocos Afro, Baile Popular e banda Mesa de Bar vão marcar a programação desta terça-feira no Carnaval da Passarela do Samba

Evento é uma promoção da Prefeitura de São Luís e Governo do Estado e deve reunir milhares de pessoas

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Tambor de Crioula, Blocos Afro e Baile Popular vão marcar a programação desta terça-feira no Carnaval da Passarela do Samba

O colorido das vestimentas e fantasias, assim como o ritmo marcante do tambor de crioula e dos blocos afro vão ditar a festa nesta terça-feira, 25, na Passarela do Samba, no Anel Viário, que já se consagrou como um dos maiores já realizados nos últimos anos, com a presença de centenas de foliões em todos os dias de programação. No último dia da programação, a banda Mesa de Bar também é atração na passarela. O Carnaval da Passarela é realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), e Governo do Estado. Na quarta-feira, dia 26, acontece a apuração dos desfiles das escolas de samba e demais grupos, no Teatro Alcione Nazareth (Centro de Criatividade Odylo Costa, filho), na Praia Grande.

A programação carnavalesca de terça-feira vai começar a partir das 18h, com as apresentações na Tenda do Tambor, com Tambor de Crioula Um Degrau de Santa Luzia, Tambor de Crioula Raízes Africanas e Tambor de Crioula União de São Benedito (Vila São José).

Também haverá apresentação das Tribos de Índio, uma manifestação típica do Carnaval de São Luís, com as tribos: Sioux, Upaon-Açu, TapiacaUhu, Curumim, Kaiapó, Itapoã, Guarany, Tupiniquim, Carajás, Kamayaurá.

Destaque ainda para o desfile dos blocos afros, a partir das 19h, a iniciar pelo grupo GDAM, Abiyêyê Maylô, Omnirá, Juremê, Abibimã, Officina Affro, Akomabu, Netos de Nanã, Didara. Não esquecendo que, a partir das 23h, tem a festa de encerramento do Carnaval de Passarela, com o Baile Popular e a apresentação dos grupos As Brasileirinhas, Serrinha do Maranhão e Banda Mesa de Bar.

Inclusão

Vale lembrar que o Carnaval de Passarela deste ano,a a exemplo dos anos anteriores, teve especial atenção na questão acessibilidade de pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e também disponibilizou intérpretes de libras, garantindo, assim, que todos possam realmente apreciar a folia momesca.

Estrutura

Este ano, a Prefeitura ampliou a estrutura da Passarela do Samba, com instalação de 41 camarotes disponíveis à venda e ainda três camarotes para os jurados, além de arquibancada coberta com capacidade para um público de 10 mil pessoas a cada noite de programação, com acesso gratuito. A Passarela também conta com acessibilidade garantida para pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção, além de intérpretes de libras para garantir que todos possam aproveitar a programação.

Entrada gratuita

A entrada do Carnaval da Passarela do Samba é gratuita. Mas atenção: quem quiser acesso à Passarela, em qualquer um dos cinco dias de programação, deve se dirigir à bilheteria do local, sempre a partir das 17h, onde serão entregues as pulseiras de acesso.

APURAÇÃO

Na quarta-feira de cinzas (26), as apurações dos concursos serão realizadas no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, na Praia Grande, a partir das 10h.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

DIA 25 DE FEVEREIRO (TERÇA-FEIRA), A PARTIR DAS 18H.

- Tenda do Tambor, com Tambor de Crioula Um Degrau de Santa Luzia, Tambor de Crioula Raízes Africanas e Tambor de Crioula União de São Benedito (Vila São José).

CORTEJO DAS TRIBOS DE ÍNDIO

-Sioux, Upaon-Açu, TapiacaUhu, CurumiM, Kaiapó, Itapoã, Guarany, Tupiniquim, Carajás, Kamayaurá.

DESFILE DOS BLOCOS AFROS

19h – GDAM

19h25 – AbiyêyêMaylô

19h50 – Omnirá

20h15 – Juremê

20h40 – Abibimã

21h05 – Officina Affro

21h30 – Akomabu

21h55 – Netos de Nanã

22h20 – Didara

ENCERRAMENTO

23h – Baile Popular, com As Brasileirinhas, Serrinha do Maranhão e Banda Mesa de Bar.

 

DIA 26 DE FEVEREIRO (QUARTA-FEIRA)

Teatro Alcione Nazareth (Centro de Criatividade Odylo Costa, filho), na Praia Grande.

10h – Apuração de Concurso realizado na Passarela do Samba, dos Blocos Organizados

14h – Apuração de Concursos realizados na Passarela do Samba, dos Blocos Tradicionais e Escolas de Samba.