agencia

Notícias

Terça-feira, 25/02/2020 - 08h55

Prefeitura de São Luís orienta foliões na Passarela do Samba sobre prevenção contra DSTs

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís orienta foliões sobre prevenção contra DSTs

Carnaval é momento de alegria, celebração. E, para não estragar a folia, é importante cuidar da saúde. Pensando nisso, a Prefeitura de São Luís disponibilizou um posto médico no entorno da Passarela do Samba focado em ações preventivas contra a Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. O posto médico conta com 20 profissionais, e o objetivo principal é informar os foliões sobre os riscos das DSTs e as práticas saudáveis de prevenção contra essas doenças. O Carnaval da Passarela do Samba é uma realização da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), e Governo do Estado.

De acordo com o coordenador municipal de IST/Aids e Hepatites Virais, Wendel Alencar, informar a população sobre os riscos das DSTs é vital para a redução dos casos registrados na capital. “Estamos com o Posto Médico aqui, em todos os dias da folia momesca, com esse espaço lúdico, com estratégias de prevenção para além do preservativo. Estamos informando a população com o objetivo de reduzir os riscos de infecção da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. E, felizmente, a receptividade tem sido boa”, esclareceu Wendel Alencar.

O secretário municipal de cultura, Marlon Botão, destacou o trabalho conjunto das secretarias municipais de cultura e saúde, objetivando o melhor atendimento aos foliões nos cinco dias de festa na Passarela do Samba. “Esse trabalho conjunto, entre Secretaria de Cultura e de Saúde, é de suma importância em um período tão movimentado como o Carnaval. Além de proporcionar toda essa explosão de cultura, a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior também garante a segurança e a saúde do folião. Ações como essa fortalecem cada vez mais o nosso Carnaval”, concluiu o secretário Marlon Botão.

Além do Posto Médico, duas ambulâncias foram disponibilizadas para atender possíveis urgências.

Estrutura

Este ano, a Prefeitura ampliou a estrutura da Passarela do Samba, com instalação de 41 camarotes disponíveis à venda e ainda três camarotes para os jurados, além de arquibancada coberta com capacidade para um público de 10 mil pessoas a cada noite de programação, com acesso gratuito. A Passarela também conta com acessibilidade garantida para pessoas com deficiência e dificuldade de locomoção, além de intérpretes de libras para garantir que todos possam aproveitar a programação.

Entrada gratuita

A entrada do Carnaval da Passarela do Samba é gratuita. Mas atenção: quem quiser acesso à Passarela, em qualquer um dos cinco dias de programação, deve se dirigir à bilheteria do local, sempre a partir das 17h, onde serão entregues as pulseiras de acesso.

A festa continua

A terça-feira de Carnaval (25) começa com o cortejo das tribos de índio e desfile dos blocos afros.

O encerramento da folia, no Baile Popular, fica por conta do grupo “As Brasileirinhas”, Serrinha do Maranhão e a Banda Mesa de Bar.

Na quarta-feira de cinzas (26), as apurações dos concursos serão realizadas no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, na Praia Grande, a partir das 10h.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Dia 25 de fevereiro (terça-feira), a partir das 18h.

- Tenda do Tambor, com Tambor de Crioula Um Degrau de Santa Luzia, Tambor de Crioula Raízes Africanas e Tambor de Crioula União de São Benedito (Vila São José).

Cortejo das Tribos de Índio

-Sioux, Upaon-Açu, TapiacaUhu, CurumiM, Kaiapó, Itapoã, Guarany, Tupiniquim, Carajás, Kamayaurá.

Desfile dos Blocos Afros

  • 19h – GDAM
  • 19h25 – AbiyêyêMaylô
  • 19h50 – Omnirá
  • 20h15 – Juremê
  • 20h40 – Abibimã
  • 21h05 – Officina Affro
  • 21h30 – Akomabu
  • 21h55 – Netos de Nanã
  • 22h20 – Didara

Encerramento

23h – Baile Popular, com As Brasileirinhas, Serrinha do Maranhão e Banda Mesa de Bar.

Dia 26 de fevereiro (quarta-feira)

Teatro Alcione Nazareth (Centro de Criatividade Odylo Costa, filho), na Praia Grande.

10h – Apuração de Concurso realizado na Passarela do Samba, dos Blocos Organizados

14h – Apuração de Concursos realizados na Passarela do Samba, dos Blocos Tradicionais e Escolas de Samba.

                                                             Acesse aqui galeria de fotos