agencia

Notícias

Terça-feira, 10/03/2020 - 16h47

Desafios da saúde em São Luís foi tema de palestra no Conselho de Desenvolvimento Econômico Social

Composto por representantes dos poderes Executivo e Legislativo e ainda de entidades da sociedade civil, órgão tem objetivo de debater políticas voltadas para o desenvolvimento econômico e social de São Luís

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Desafios da saúde em São Luís foi tema de palestra no Conselho de Desenvolvimento Econômico SocialA Prefeitura de São Luís, o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social (COMDES) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio), promoveram, na manhã desta terça-feira, (10), a palestra "Os Desafios da Saúde Pública em São Luís". O Evento aconteceu no auditório da sede administrativa do Condomínio Fecomércio/Sesc/Senac e foi realizado por meio da Câmara Setorial de Saúde e Habitação do Conselho, 

A palestra foi ministrada pelo secretário municipal de Saúde, Lula Fylho. O secretário apresentou alguns desafios e perspectivas da saúde no município, além de informações sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Ele ressaltou ainda a importância de participar do encontro do COMDES. “O Conselho é um grande fórum de discussão, não tem como discutir assuntos da cidade sem incluir saúde pública, até porque todos são usuários da saúde pública, diferente do que a maioria pensa. Então, discutir algo que atinge toda a cidade é relevante para esse conselho’’, disse Lula Fylho.

A secretária adjunta de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Cáritas Ribeiro,  explicou que o conselho tem a função principal de fomentar o diálogo entre os atores da sociedade local, visando à articulação na promoção do desenvolvimento econômico e social do município de São Luís e falou da importância da palestra realizada.

“A palestra foi uma prestação de contas aos membros do COMDES. Os conselheiros são representantes de várias entidades e classes sociais e contribuem com alternativas e sugestões sobre as ações que a Prefeitura de São Luís vem realizando”, afirma Caritas Ribeiro.

O evento foi organizado pela Câmara Setorial de Saúde e Habitação do COMDES,  coordenada pelo empresário Luís Joaquim Braga Sobrinho, diretor da Federação do Comércio e conselheiro dos Sesc e do Senac. "Nós propusemos esse tema e convidamos o secretário Lula Filho, um grande gestor, e a pessoa certa para falar sobre um assunto importantíssimo, que interessa à sociedade: a saúde.  Acredito que foi um momento oportuno, para encontrar soluções e caminhos para área em São Luís", disse Luís Joaquim. 

Também participaram da reunião, o secretário municipal de planejamento, José Cursino; membros do COMDES e equipe técnica da Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Sustentável, ligada à Secretaria Municipal de Planejamento.

COMDES

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Social foi criado pela Lei Municipal Nº 5.799/13, é composto por representantes de secretarias municipais com atribuições nas áreas econômicas e sociais, por representante do Poder Legislativo Municipal e de entidades da sociedade civil. O conselho tem o objetivo  de debater políticas voltadas para o desenvolvimento econômico e social de São Luís.

O COMDES possui quatro Câmaras Temáticas: Organização e Integração (que contempla integração metropolitana, regulação e ordemento urbano); Saúde e Habitação (reunindo ainda saneamento e meio ambiente); Oportunidade para Todos (atua nas áreas de educação e qualificação, cultura, esporte e lazer e vulnerabilidade social); e Prosperidade (ambiente de negócios e inovação, dinamização e diversificação da economia e atividade e portuária e logística).

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem