agencia

Notícias

Sexta-feira, 13/03/2020 - 14h25

Servidores da Prefeitura de São Luís participam de aula inaugural do curso de especialização em Gestão Pública

Formação é resultado da parceria da Prefeitura com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e integra a política de Valorização do Servidor

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Servidores da Prefeitura de São Luís participam de aula inaugural do curso de especialização em Gestão PúblicaServidores públicos municipais participaram, na noite de quinta-feira (12), da aula inaugural do curso de especialização em Gestão Pública, realizado pela Prefeitura de São Luís, por meio da Escola de Governo e Gestão Municipal (EGGEM), órgão ligado à Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O curso integra o programa de Valorização do Servidor implantado na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior e tem como objetivo a capacitação desses profissionais para aplicação mais especializada e aperfeiçoada da Gestão Pública, melhorando o atendimento à população de São Luís.

Antes da aula inaugural os alunos ouviram a palestra magna “Voo rumo aos guarás” proferida pelo secretário Municipal de Administração e Desenvolvimento, Cursino Raposo Moreira. “Toda capacitação visa a melhoria do atendimento dentro da especialidade de cada servidor. O resultado desta capacitação serão planos mais bem elaborados, processos mais bem executados e estudos mais aprofundados sobre os problemas da cidade que precisam de solução”, informou.

CURSO

A turma conta com 60 alunos que são servidores de diversos órgãos da Prefeitura de São Luís com graduações em diferentes áreas do conhecimento. O curso será ministrado em dois fins de semana por mês, alternados, sempre de quinta-feira a sábado, impactando pouco o expediente do participante e, consequentemente, na prestação dos serviços aos cidadãos. O curso tem duração de 10 meses e ao longo deste período serão ministradas 18 disciplinas com 20h de carga horária, totalizando 360 horas-aula. Ao final os servidores participantes receberão certificado de conclusão do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública.

Durante a solenidade de abertura da aula inaugural, o prefeito Edivaldo Holanda Junior foi representado pelo secretário Municipal de Governo, Pablo Rebouças. Ele destacou que esta parceria trará muitos benefícios à população de São Luís. “Além de estarmos formando os nossos servidores, estamos trazendo a Universidade Federal do Maranhão para dentro da Prefeitura de São Luís e levando a Prefeitura de São Luís para dentro da Universidade Federal do Maranhão. Só quem tem a ganhar com esta parceria é a população de São Luís, que receberá um atendimento mais especializado dos servidores”, disse.

PARCERIA

Esta especialização está sendo realizada por meio do contrato firmado entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio da Fundação Sousândrade de Apoio ao Desenvolvimento e a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan). O curso será ministrado por professores da Agência de Inovação, Empreendedorismo, Pesquisa, Pós-Graduação e Internacionalização da UFMA (AGEUFMA).

O pró-reitor Fernando Carvalho, da AGEUFMA, que representou o reitor Natalino Salgado na solenidade, disse que a formação tornará os serviços públicos municipais mais dinâmicos e criativos. “Os servidores municipais estão chegando ao curso com toda a experiência prática que acumularam ao longo dos anos de trabalho. Esta experiência será refinada por meio do conhecimento acadêmico que receberão no curso. Desta forma, eles darão uma contribuição ainda maior para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pela Prefeitura de São Luís”, afirmou.

Todos os alunos do curso ganharam um kit que incluía o livro “NeuroEmpreendedorismo: como o cérebro identifica oportunidades de negócios inovadores”, lançado pelo diretor de Empreendedorismo da AGEUFMA e coordenador do curso, Walter Nunes.

EXPECTATIVA

Os servidores que participaram da aula inaugural estavam empolgados e curiosos sobre como seria o curso. Servidora da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) há mais de 10 anos, a guarda municipal Lucileide Silva disse que não queria perder a oportunidade oferecida pela Prefeitura de São Luís. “Eu trabalho todos os dias com leis e trâmites processuais, então, essa especialização em Gestão Pública vai ser fundamental para que eu possa desempenhar meu trabalho com mais eficiência”, comentou.

Já a supervisora do Terminal de Integração Distrito Industrial, Marília Trindade, acredita que quanto maior o conhecimento, melhor é o desempenho da função. “Com essa formação a gente pode não apenas aprimorar o atendimento, mas também ter um olhar mais apurado para os desafios que se apresentarem e poder propor soluções mais eficazes para resolvê-los”, disse.

ESCOLA

A EGGEM integra a estrutura administrativa da Seplan. Atua com diversos programas e projetos que procuram atender as necessidades permanentes e de aprendizado dos servidores públicos municipais. Além da formação de gestores, especialistas e capacitação do pessoal técnico-administrativo, a EGGEM também atua em eventos técnicos, científicos e culturais; implementação de projetos especiais e desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias para a gestão do conhecimento, entre outros.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem