agencia

Notícias

Quarta-feira, 01/04/2020 - 08h30

Prefeitura de São Luís intensifica limpeza nos terminas de integração com serviço de lavagem em mais uma ação de combate à Covid-19

Nos locais, também estão sendo instaladas novas lixeiras para o correto descarte do lixo; ações somam-se a outras da Prefeitura voltadas para a desinfecção de espaços públicos que concentram grande número de pessoas

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Gestão do prefeito Edivaldo leva serviços de limpeza para interior de terminais de integração em combate à Covid-19As ações de combate ao novo coronavírus (Covid-19) desenvolvidas pela Prefeitura de São Luís estão avançando para pontos estratégicos da capital. Com a recomendação da Prefeitura para o distanciamento social, e o consequente fechamento do comércio não essencial, grande parte da população está em casa, mas outra parcela, por necessidade, segue em circulação e frequentando pontos como as plataformas de embarque e desembarque dos terminais de ônibus. Por esse motivo, o Comitê Gestor de Limpeza Urbana estendeu seu cronograma para o interior dos terminais de integração que, por orientação municipal, devem arcar simultaneamente com ações preventivas e de manutenção ao longo da pandemia, já que  que desde o processo de licitação, estão sob a responsabilidade dos consórcios formados por empresas privadas. Nos locais, a Prefeitura também está disponibilizando novas lixeiras que ajudam a evitar o descarte incorreto do lixo e auxiliam no asseio do ambiente.

“As ações de limpeza de espaços públicos obedecem a uma forte determinação do prefeito Edivaldo para o combate ao Covid-19. O trabalho já vem sendo realizado em praças e bancos públicos, assim como em abrigos de ônibus e arredores de unidades de saúde, que são espaços onde permanecem a circulação de pessoas”, ressaltou a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana de São Luís, Carolina Moraes Estrela, que destacou, ainda, a necessidade das pessoas obedecerem a orientação de isolamento. As ações de limpeza integram o plano de contingência do novo coronavírus e vêm sendo desenvolvidas desde antes mesmo da confirmação do primeiro caso da doença na cidade.

Vários espaços já foram visitados pelas equipes de limpeza da Prefeitura, a exemplo das paradas de ônibus, entorno de hospitais, assim como em ruas e perímetros de bancos, além de mercados municipais. Estas ações vêm dando importante colaboração para a contenção do vírus na capital. Outra atividade primordial neste momento é a coleta domiciliar de resíduos sólidos, que segue com cronograma reforçado.

TERMINAIS

Nesta terça-feira (31), as equipes de limpeza coordenadas pelo comitê municipal realizaram a desinfecção das plataformas e outras superfícies do Terminal de Integração da Cohama/Vinhais. No local, foi feita a lavagem do piso, de colunas e barras de segurança. Recentemente, um estudo realizado pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) alertou para a sobrevivência do vírus em superfícies, que pode variar de 1h a 72h, o que torna a disseminação mais fácil, rápida e acende a importância de intensificar a higienização de espaços de grande circulação de pessoas, no intuito de evitar a contaminação e outros problemas que podem causar o surgimento de um grande número de casos ao mesmo tempo.

Em atenção ao que vem recomendando os órgãos de saúde e núcleos de ciência engajados em conter o progresso da pandemia, a Prefeitura de São Luís continuará, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, intensificando e estendendo as suas atividades de higienização para os espaços públicos. Além do Terminal da Cohama/Vinhais, os terminais da Cohab/Cohatrac, do São Cristóvão e Industrial/BR também passarão pela ação de sanitização, bem como o Terminal da Praia Grande, um dos que mais recebe usuários do transporte coletivo. Simultaneamente, outras equipes darão continuidade ao serviço de desinfecção que vem sendo realizado nos pontos de ônibus de maior movimentação e outros logradouros.

MAIS BENEFÍCIOS

A gestão do prefeito Edivaldo também buscou estender outra importante iniciativa que vem desenvolvendo pela cidade para o interior dos terminais. As novas lixeiras que já compõem vários pontos de São Luís também serão instaladas nestes locais.

De acordo com Carolina Estrela, presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, o novo mobiliário é um importante item para o combate do descarte incorreto de lixo, que favorece a proliferação de outras doenças que já existem em meio à sociedade. “Serão 10 mil lixeiras instaladas por toda a cidade, que obedece a um rigoroso planejamento e técnicas nacionais, no intuito de combater o descarte incorreto e problemas como entupimento de bueiros e alagamentos. Essas lixeiras são as mais recomendadas hoje, utilizadas em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro”.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem