agencia

Notícias

Domingo, 31/05/2020 - 09h53

Usuários da rede de saúde da Prefeitura de São Luís com guias vencidas terão atendimentos reagendados gradativamente a partir desta segunda-feira

As pessoas que estão com exames já marcados ou com as guias médicas para fazer a marcação não precisam ir até a Cemarc; medida visa diminuir a demanda reprimida de pacientes que não conseguiram realizar exames e consultas em razão da pandemia

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), vai retomar o atendimento, a partir desta segunda-feira (1º), aos pacientes que estavam com exames marcados, mas que não conseguiram realizar por causa da pandemia da Covid-19. Neste primeiro momento, não será necessário se dirigir até a Central de Marcação de Consultas e Exames (Cemarc), na Alemanha. Para evitar aglomerações, por exemplo, o agendamento será feito por telefone, ou diretamente no local onde o seu exame já se encontrava marcado. 

“Por orientação do prefeito Edivaldo, estamos retomando gradualmente as atividades da Cemarc, através dos seus prestadores, por compreendermos que temos um fluxo de exames para serem realizados e precisarmos que estes sejam atendidos. Dessa forma, iremos minimizar os danos provocados pela pandemia do coronavírus às pessoas, diminuindo as demandas reprimidas”, disse o secretário Municipal de Saúde.

A Prefeitura divulgou ainda uma lista das unidades e quais exames serão feitos em cada uma delas, bem como os horários e formas de agendamento. Os agendamentos ocorrerão por meio de telefone (ligações e aplicativo de mensagens) ou de forma presencial direto no prestador de serviço conveniado com o município. 

Quando o agendamento for feito via telefone, o paciente receberá uma “chave de acesso”, isto é, um código que deverá ser apresentado no prestador conveniado, no dia marcado para a realização do exame, além de um documento de identidade e o Cartão do SUS. Nos prestadores conveniados foram colocados monitores para prestar suporte aos pacientes durante seu atendimento.

Quando o agendamento for feito de forma presencial, além do documento de identidade e do Cartão do SUS, o paciente deve apresentar a autorização do exame, caso ele tenha sido marcado antes da pandemia, ou a guia médica, caso a pessoa não tenha conseguido fazer o agendamento por meio da Cemarc antes do período de isolamento social.

Caso o Cartão do SUS esteja desatualizado, o monitor da Cemarc presente no prestador conveniado realizará a atualização dos dados do paciente.

Neste primeiro momento, durante o mês de junho apenas consultas em oftalmologia serão realizadas. O agendamento será feito de forma presencial nas duas unidades conveniadas com a Prefeitura de São Luís. No Oftalmocentro o agendamento poderá ser feito das 11h às 17h,  e no Centro de Olhos Maranhense, das 14h às 17h,  de segunda a sexta-feira.

Para a marcação de exames de alta complexidade como cintilografia, ressonância, cateterismo, densitometria e eletroneuromiografia o paciente deve entrar em contato pelo email cemarcaltacomplex@gmail.com ou pelo WhatsApp (98) 99195-3721.

Os usuários do interior do estado que estão em Tratamento Fora Domicílio (TFD), com procedimentos agendados antes da crise, que não conseguiram comparecer na unidade solicitante, deverão entrar em contato com o representante do seu município ou com o TFD- Cemarc, no bairro Alemanha. Neste caso o atendimento será via WhatsApp pelo número (98) 98100-8747, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h. 

Veja abaixo a relação das unidades de saúde, os procedimentos que podem ser feitos em cada uma delas, os horários e formas de agendamento: 
- Centro de Cardiologia Invasiva do Maranhão (CTR)
Exame: tomografia.
Agendamento: presencial, feito diretamente no local.
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados de 7h às 12h.
Endereço: Avenida Lourenço Vieira da Silva, Residencial Governador Luís Rocha, Cidade Operária.

- Centro de Assistência Elgitha Brandão
Exames: procedimentos de serviço social, psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia (audiometria tonal adulto, Imitanciometria, logoaudiometria), por meio de consulta com o profissional de nível superior, não médico. Além disso, irá realizar serviços de laboratório em exames análises clínicas geral. 
Agendamento: presencial, feito diretamente no local
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.
Endereço: Rua Elgitha Brandão, Anil.

- Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Luís (APAE)
Exames: raio x, tomografia, ultrassonografia, mamografia e exames laboratoriais.
Agendamento: presencial, de segunda a sexta-feira, de 7h às 13h. Agendamento também poderá ser feito por meio dos telefones (98) 3216-4259 e (98) 3216-4228, para exames de laboratório; e (98) 3216-4226 para exames de imagem. Estes agendamentos serão realizados de 7h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.
Endereço: Rua Granja Barreto, Barreto.

- Diagnóstico por imagem Radioscan
Exames: raio x e ultrassonografia
Agendamento: presencial, de segunda a sexta-feira, de 7h às 17h, e aos sábados, de 7h às 12h. Os agendamentos também podem ser feitos pelo telefone (98) 2016-7817/ 2016-7818 e através do WhatsApp (98) 985386839.
Endereço: Avenida Getúlio Vargas, Monte Castelo

- Centro Laboratorial de Análises Clínicas (Centrolab)
Exames: exames de laboratório e de análises clínica.
Agendamentos: por meio do WhatsApp (98) 991431194, de 6h30min às 12h30, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, de 7h às 13h. No período da tarde, serão feitos os agendamentos de forma presencial, de segunda a sexta-feira, de 14h às 16h.
Endereço: Rua Celso Magalhães, Centro.

CONSULTAS OFTALMOLÓGICAS:
- Centro de Olhos Maranhense
O agendamento será presencial, das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Endereço: Rua Rio Branco, Centro. Telefone - (98) 99192-2244

- Oftalmocentro
O agendamento será presencial, das 11h às 17h, de segunda a sexta-feira.. 
Endereço: Avenida Melo Póvoas, Cohab-Anil I. Telefones - (98) 3214-2525