agencia

Notícias

Quinta-feira, 04/06/2020 - 14h03

Defesa Civil da Prefeitura de São Luís percorre bairros da capital levando informações sobre formas de prevenção à Covid-19

Ação segue orientação do prefeito Edivaldo e está ocorrendo em áreas de risco da capital maranhense, mapeadas pelo município

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Defesa Civil da Prefeitura de São Luís percorre mais de 20 bairros levando informações sobre formas de prevenção à Covid-19De casa em casa, ou nas ruas conscientizando a população sobre a importância do isolamento social, uso de máscaras em espaços públicos e estabelecimentos comerciais, bem como a higienização das mãos. Assim tem sido a campanha educativa das equipes da Defesa Civil, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) da Prefeitura de São Luís, que levam informação a moradores de áreas de riscos da capital sobre a prevenção ao contágio pelo novo coronavírus (Covid-19). A ação, uma recomendação do prefeito Edivaldo Holanda Junior, já percorreu diversos bairros que têm áreas que constam entre os 60 pontos de risco na capital maranhense, mapeados pelo município.

As visitas preventivas às áreas de riscos de São Luís para orientar a população a como se proteger do contágio do coronavírus foram iniciadas pela Defesa Civil da Prefeitura em março de 2020, logo após terem sido decretadas as medidas de distanciamento social. Para evitar aglomerações, as equipes se dividem em duplas e as abordagens costumam ser individuais e geralmente em espaços abertos, como ruas, avenidas e praças.

As abordagens nas casas se concentram basicamente na entrada das residências (portas ou portões de entrada), onde somente um membro da família ocupante do imóvel é solicitado a receber as orientações repassadas pelos agentes da Defesa Civil. As próprias equipes do serviço também adotam medidas sanitárias como o uso de máscaras e álcool em gel para fazer o trabalho de abordagem.

“O trabalho preventivo da Defesa Civil leva em conta a vulnerabilidade da população moradora das áreas de risco em São Luís. Há famílias compostas por até 10 pessoas, dividindo um ou dois cômodos, daí a importância de levar a conscientização com a orientação sobre medidas de higienização dos ambientes”, informa o secretário de Segurança com Cidadania, Heryco Coqueiro.

BAIRROS

A superintende da Defesa Civil de São Luís, Elitania Barros, ressalta que o órgão já faz monitoramento permanente nas áreas de riscos que agora também recebem as visitas preventivas contra o novo coronavírus. “Como o monitoramento é um serviço essencial, não pode parar, nossas equipes juntam as vistorias técnicas com as orientações à prevenção ao Covid. As comunidades tem demonstrado excelente recepção”, destaca.

Dentre as comunidades visitadas estão: Coheb Sacavém, Jordoa, Sacavém, Salina Sacavém, Vila Cerâmica, Vila Bacanga I e II, Vila Dom Luís, Vila Isabel, Alto da Esperança, Vila Embratel, Mauro Fecury I, Fumacê, Sá Viana, Coroadinho, São Raimundo, Vila Airton Sena, Jaracati e São Francisco.

Até o momento, pelos relatórios da Defesa Civil, já foram percorridas 250 ruas, travessas e praças. Para agendar as visitas, os agentes do serviço levam com conta a localização das comunidades em áreas de níveis de risco alto e muito alto, como a área do Coroadinho e Itaqui Bacanga.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem