agencia

Notícias

Sábado, 04/07/2020 - 08h50

Prefeitura avança com reforma de casarão para habitação social no Centro Histórico de São Luís

Imóvel da Rua do Giz está com obras adiantadas e também segue em reforma casarão da Rua da Palma; espaços vão oferecer moradia a 22 famílias em situação de vulnerabilidade social

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Gestão do prefeito Edivaldo avança com reforma de casarão para habitação social no Centro Histórico de São LuísO casarão da Rua do Giz, 445 é um dos imóveis contemplados pela Prefeitura de São Luís com  restauração para uso residencial em caráter de habitação social. Quem passa por ali pode ver os operários restaurando a fachada de azulejos do prédio. Mas é dentro que aos poucos é possível ver a concretização do sonho de ter um lar para muitos moradores do Centro Histórico. Ali estão sendo construídos oito apartamentos já em fase de acabamento com três padrões, com sala e um a três quartos e banheiro social, além de cozinha e lavanderia integrada à sala. Uma escada dá acesso aos apartamentos localizados no primeiro e segundo andares do imóvel, que também dispõe de uma área no térreo que será um espaço institucional. O projeto se caracteriza pela requalificação do espaço urbano e melhoria da qualidade de vida de moradores e usuários do Centro Histórico. É uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior. As obras estão sendo coordenadas pela  Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (Fumph).

A Prefeitura também está reformando outro casarão para habitação social localizado na Rua da Palma, 195/205. Os dois imóveis vão oferecer moradia a 22 famílias em situação de vulnerabilidade social. “A oferta de moradias dignas a essas famílias do centro é um fator importante para o exercício pleno da cidadania. Além disso, essas obras localizadas em duas importantes vias do Centro Histórico, acabam por atrair novos investimentos na região, o que tornará nosso Centro Histórico mais dinâmico e frequentado por públicos com diferentes interesses”, disse o presidente da Fumph, Aquiles Andrade.

Na Rua do Giz, as unidades ganharam piso novo, instalações hidráulicas e elétricas, banheiros e área de serviço estão prontos e as paredes estão sendo pintadas como parte do serviço de acabamento. Os operários concluíram serviços de construção de lajes e do telhado. As áreas comuns de acesso e circulação também estão em fase de acabamento do trabalho. As portas e janelas estão sendo instaladas.

PARCERIA

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é uma importante parceria do empreendimento. O BID é responsável pelo financiamento do Trabalho Técnico Social que prevê a contratação de uma empresa que desenvolverá as ações sociais junto aos futuros beneficiados para as 22 unidades habitacionais dos imóveis restaurados e requalificados localizados na Rua do Giz  e Rua da Palma.

Esta etapa, que durará até seis meses após a ocupação dos prédios pelos moradores, é primordial para o desenvolvimento e sucesso da posse desses espaços. Entre as ações a serem aplicadas pelo Trabalho Técnico Social estão estratégias de intervenção que contribuam para que as famílias beneficiadas participem de ações educativas com enfoque no equilíbrio entre morador, ambiente e patrimônio material e imaterial; contribuir para a elaboração e o estabelecimento de normas de condomínio como forma de favorecer a adequada utilização da unidade habitacional e das áreas comuns do empreendimento, a fim de que as famílias beneficiárias consigam assumir a autogestão do imóvel recebido.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem