agencia

Notícias

Segunda-feira, 06/07/2020 - 08h37

Prefeitura de São Luís apresenta a comerciantes que atuam na Fonte do Bispo aspectos da obra de requalificação do espaço

Local será totalmente reformado e reunião marca mais uma etapa de integração entre comunidade e gestão pública; serviços integram o programa São Luís em Obras, iniciativa do prefeito Edivaldo

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura promove oficina com comerciantes informais da Fonte do Bispo, que está sendo totalmente reformadaA Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Projetos Especiais (Sempe), realizou, na última semana, reunião para divulgação das ações do Trabalho Técnico Social que será desenvolvido durante a obra de requalificação do Terminal Fonte do Bispo, no Centro da capital. Na oportunidade foi apresentado aos comerciantes informais que atuam na área o planejamento dos serviços e o processo de remanejamento necessário para a realização da obra. O serviço integra o programa São Luís em Obras, iniciativa do prefeito Edivaldo Holanda Junior que se configura como a maior intervenção urbanística da história da capital com reforma de praças, mercados, unidades de saúde, asfaltamento de vias, drenagens, entre outras obras. 

Participaram da ação órgãos, secretarias, empresas e cidadãos envolvidos no projeto. O encontro seguiu os protocolos de saúde exigidos pelas autoridades de saúde em decorrência da pandemia de Covid-19, com uso obrigatório de máscaras, medição da temperatura dos participantes, udo do álcool em gel, entre outras práticas.

A requalificação da Fonte do Bispo prevê melhorias urbanísticas, sociais, ambientais e econômicas no espaço que compreende a área do terminal e perímetro da Av. Vitorino Freire. De acordo com o secretário da Sempe, Gustavo Marques, “esse projeto integra premissas de valorização cultural, paisagística e arquitetônica através de espaços de convívio e lazer tanto para os moradores e comerciantes da região como para usuários do terminal e visitantes. Será uma nova área com a sua história preservada”, pontuou. 

A comerciante Maria Jani Nunes Pereira, destaca a importância da requalificação. “Melhorando o espaço, melhora todo mundo junto. Essas reuniões realizadas são boas porque explicam o que vai acontecer e como será todo o processo da obra. Na hora que eu receber meu espaço, vou arrumar tudo e vai ficar a coisa mais linda do mundo”.

A obra de requalificação da Fonte do Bispo é fruto de um acordo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em um programa para a requalificação do Centro Histórico de São Luís. O projeto prevê a reorganização do sistema viário da área do entorno e a estruturação dos espaços urbanos, proporcionando melhores condições na infraestrutura do local, contribuindo ainda com a preservação da área, assim como a segurança dos usuários e a qualidade de vida da população. Em breve, mais um espaço público para mudar São Luís.

PROGRAMA

A reforma integra o programa São Luis em Obras. Além da Fonte do Bispo, a Prefeitura de São Luís trabalha na revitalização das praças da Saudade, Misericórdia e da Bíblia, além do Parque do Bom Menino, importantes pontos de visitação do Centro da capital.

As obras de requalificação somam-se às demais ações do poder público municipal para a revitalização da área central de São Luís, a exemplo dos espaços já requalificados como o Complexo Deodoro, a Rua Grande, a Praça Pedro II e a Fonte das Pedras; e os locais que também recebem obras como o Mercado da Praia Grande, Praça João Lisboa, Largo do Carmo e a construção da Praça das Mercês.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem