agencia

Notícias

Sábado, 11/07/2020 - 08h33

Prefeitura de São Luís inícia trabalho de cobertura do Mercado do São Francisco, um dos dez que recebe obras

Por meio do programa São Luís em Obras, a Prefeitura realiza o maior investimento da história em reforma e reconstrução de mercados da capital

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

Prefeitura de São Luís inícia trabalho de cobertura do Mercado do São Francisco, um dos dez que recebe obras

O novo Mercado do São Francisco está com obras bastante avançadas. Operários já trabalham na colocação da cobertura do equipamento.  O mercado é um dos 10 em processo de reforma ou reconstrução que, após a finalização das obras, mudará completamente a realidade do espaço garantindo mais conforto para os feirantes e para a população que compra no local. Além do equipamento do São Francisco recebem obras os mercados da Praia Grande, Cohab, Anil, Monte Castelo, Coroadinho, Bom Jesus, Vila Bacanga, Santo Antônio e Santa Cruz. 

"Estamos mudando a realidade dos mercados do nosso município. No Mercado do São Francisco era grande a necessidade de uma intervenção que pudesse oferecer qualidade de trabalho aos feirantes e segurança e saúde aos consumidores. Além das obras nesse equipamento, também estamos trabalhando para adequar mais nove mercados a partir de um programa amplo, que é o São Luís em Obras, com o qual estamos mudando a realidade de muitos bairros com asfaltamento, construção de pontes e drenagens profundas, reforma de praças e outras ações que vão impactar positivamente a nossa cidade", destacou o gestor municipal que esteve acompanhando do vice-prefeito, Julio Pinheiro, dos secretários de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), Émerson Macêdo, e de Obras e Serviços Públicos (Semosp), Antonio Araújo e do presidente da Câmara de São Luís, vereador, Osmar Filho.

No novo Mercado do São Francisco, está prevista a instalação de mais de 100 boxes, que vão abrigar os feirantes que, hoje, estão trabalhando em um espaço provisório, equipado pela Prefeitura de São Luís. Além disso, também haverá banheiros e mais espaço para que os serviços sejam oferecidos em atendimento às normas de segurança e de higiene, no intuito de garantir que todos os alimentos comercializados no local estejam com a qualidade preservada, sem risco de contaminação, contribuindo para a alimentação mais saudável de cada um de seus frequentadores.

De acordo com o vice-prefeito Julio Pinheiro, as intervenções que vêm sendo realizadas nos mercados da capital, por meio do programa São Luís em Obras, se devem ao compromisso da gestão do prefeito Edivaldo em melhorar a qualidade de trabalho dos feirantes. "Os esforços empenhados pela Prefeitura de São Luís na readequação dos 10 mercados em obras vão ao encontro do compromisso de nossa gestão em proporcionar mais dignidade aos feirantes. No caso do Mercado do São Francisco, além disso, também vamos promover mais qualidade de vida aos moradores do bairro, que são os principais consumidores desse importante equipamento", pontuou.

AVANÇO DAS OBRAS

Além da instalação da cobertura, iniciada nesta sexta-feira (10), as equipes da Prefeitura de São Luís também estão trabalhando, simultaneamente, na execução do reboco das paredes, concretagem das vigas superiores, rede de esgoto, rede hidráulica e acabamento no piso. "O antigo Mercado do São Francisco estava fora das normas de segurança, e não obedecia aos critérios sanitários, por isso teve de ser completamente demolido. Agora, essa nova estrutura, mais ampla, vai oferecer acessibilidade, segurança, ou seja, será um espaço totalmente adequado para os serviços essenciais que são oferecidos à população", destacou o titular da Semosp, Antonio Araújo.

Para um dos açougueiros do Mercado do São Francisco, a intervenção realizada pela Prefeitura de São Luís, por meio do programa São Luís em Obras, é a concretização de um sonho para ele e os colegas.

"Não tenho palavras para agradecer ao prefeito Edivaldo. Por muitos anos tivemos de trabalhar em um espaço com muitos problemas infraestruturais, mas que agora, com certeza, vão ser resolvidos, pois não se trata de uma simples reforma, mas de um reconstrução. Estou muito feliz e não vejo a hora de receber meu box de volta e começar a trabalhar nessa nova estrutura, que vai proporcionar muita coisa boa para toda a comunidade", ressaltou Djalma dos Santos, de 60 anos, que trabalha no local há mais de três décadas.

O titular da Semapa, Émerson Macêdo, frisou a importância da obra para os moradores do bairro. "A gestão do prefeito Edivaldo tem se superado, pois nunca antes, em toda a história de São Luís, tantos mercados haviam passado, simultaneamente, por obras de readequação. O Mercado do São Francisco se trata de um equipamento bastante movimentado pela própria população do bairro, é dele que muitos tiram o sustento de casa e a partir dos alimentos nele comercializados que outros muitos preparam as refeições do dia a dia. Não há dúvidas de que a intervenção em andamento impactará positivamente nessa relação de venda e consumo".

SÃO LUÍS EM OBRAS

O programa São Luís em Obras, uma iniciativa da gestão do prefeito Edivaldo, contempla obras de infraestrutura com asfalto, macrodrenagem, construção de pontes, requalificação de espaços públicos, reforma de postos de saúde e de escolas, requalificação de logradouros na área central da cidade, além da reforma e construção de mercados, entre muitas outras ações por toda a cidade. A iniciativa é a maior já empreendida na capital nas últimas décadas.

Acesse aqui a galeria de imagens desta reportagem