agencia

Notícias

Terça-feira, 11/03/2014 - 10h05

Prefeitura promove capacitação para Rede Conveniada aprovada em edital

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

A Prefeitura de São Luís através da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) realizou nesta segunda-feira, 10, capacitação para entidades da sociedade civil organizada, aprovadas em edital, para execução do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), referenciados pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

A capacitação, que aconteceu nos dois turnos, foi acompanhada por 30 das 55 entidades aprovadas, com apresentação da política da Assistência e dos serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, embora 90% dessas entidades já desenvolvam trabalhos junto aos CRAS. São essas organizações que respondem pela execução indireta do serviço de convivência, em espaço físico próprio e sob a supervisão da Semcas, via CRAS, inclusive com disponibilização de educador social para execução das atividades.

A titular da Semcas, Andréa Lauande, que participou do evento pela manhã, agradeceu as entidades que aceitaram o desafio da Assistência Social. "Aproveito para fazer um convite ao compromisso com a Assistência e ao desenvolvimento de um trabalho exitoso para que, juntos, no final do período, possamos constatar e avaliar o sucesso dos resultados", concluiu a secretária.

O próximo passo é assinatura dos convênios, que entraram em vigor no dia 1 de março e têm vigência de dois anos.

Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Compreende atendimento a quatro grupos por faixa etária: crianças até 6 anos; crianças de 6 a 15 anos; adolescentes de 15 a 17 anos; e idosos. Todos esses serviços são organizados em torno do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e são articulados a ele. O serviço de convivência pode ter execução direta nos CRAS, que corresponde ao PAIF, como ocorre no território Sol e Mar, por exemplo; ou execução indireta, que corresponde ao trabalho desenvolvido pela rede conveniada.