agencia

Notícias

Terça-feira, 11/03/2014 - 10h06

Prefeitura realiza em abril seminário para avaliação do carnaval

A- A+ Tamanho da Letra
Da Redação - Agência São Luís

O Carnaval na Passarela da Samba foi avaliado positivamenteA Prefeitura de São Luís, através da Fundação Municipal de Cultura (Func), prepara para o mês de abril um seminário aberto ao público para avaliação do carnaval deste ano e também para discutir um planejamento maior sobre o evento. O objetivo é possibilitar que agremiações e entidades tenham maior autonomia na capitalização de recursos e haja mais espaço para programação durante o dia.

O debate sobre uma programação diurna surgiu nas redes sociais após a apuração dos votos das agremiações campeãs do Carnaval de São Luís na quarta-feira de cinzas. O presidente da Func, Francisco Gonçalves, comentou em uma rede social: "Também sou a favor de carnaval durante o dia. Em São Luís, carnaval tem que ser com sol, lua e maresia". A declaração gerou vários debates.

Outro assunto muito discutido no carnaval deste ano pelos organizadores do evento foi a volta da Passarela do Samba. Durante os dias de folia, mais de 6 mil pessoas compareceram à Passarela, com a distribuição de bilhetes esgotando antes das 18h, horário de início da programação. "A resposta foi dada pela população. Houve uma grande demanda de pessoas que não conseguiram participar devido o limite de ingressos por lotação das arquibancadas", relatou o presidente da União das Escolas de Samba do Maranhão (Uesma), Tony Mota.

Ele destacou também o clima de tranquilidade durante todo o processo de organização do evento e que o resgate da Passarela se tornou imprescindível para o próximo passo, que é a captação de recursos pelas escolas junto à iniciativa privada.

"Este ano não tivemos tantos embates e divergências com os presidentes das escolas de samba no processo de organização do Carnaval de Passarela. Eu levei a cada um deles a consciência de que somos um conjunto e todos se esforçaram no intuito de termos mais autonomia para ver a Prefeitura como parceira do evento. Nenhum incidente grave foi registrado pela polícia. Nós superamos todas as dificuldades para um carnaval bem tranquilo", afirmou.

Segundo o coordenador de eventos da Func, Ribamar Moraes, todo o processo foi negociado e debatido democraticamente com as entidades responsáveis em promover o Carnaval de Passarela. "Todos assumiram em conjunto a responsabilidade de fazer um bom carnaval. Desde a preparação dos editais até a montagem da ordem dos desfiles, tudo foi debatido e decidido em reuniões, o que deu mais autonomia aos representantes da União das Escolas de Samba do Estado do Maranhão (UESMA), da Associação Maranhense de Blocos Carnavalescos (AMBC) e da Academia dos Blocos Tradicionais do Estado do Maranhão (ABTEMA)", considerou.

TRUPIADA DA ILHA

Além do tradicional desfile de blocos e escolas de samba, com a participação de 60 agremiações carnavalescas concorrendo à premiação do Concurso de Passarela, o encerramento da programação teve a presença de três grandes batalhões de bumba-meu-boi de matraca de São Luís: Maracanã, Maioba e Pindoba. O resultado foi um encontro multicultural entre dois ciclos festivos tendo a chave da cidade como elo simbólico. Pai Francisco e Mãe Catirina (personagens principais do auto do Bumba-meu-boi) receberam das mãos do Rei Momo, Cosme Bruno, a responsabilidade em dar continuidade ao clima de festa também no mês de junho, período das festas de São João.

A inserção dos grupos tradicionais do ciclo das festas juninas no Carnaval de Passarela também possibilitou o debate de se pensar para 2015 uma programação carnavalesca mais extensa à diversidade cultural da cidade, como acontece em outras capitais nordestinas, a exemplo de Salvador e Recife. Além da Passarela, a Prefeitura também concedeu apoio a eventos comunitários com oferecimento de atrações artísticas, fortalecendo a programação de carnaval fora do circuito do Anel Viário.

Na página oficial da Fundação Municipal de Cultura no Facebook o debate também tem sido esperado a partir da seguinte pergunta: "Que avaliação você faz da programação do Carnaval de São Luís em 2014?". As respostas e participações servirão de parâmetro na avaliação do carnaval deste ano. Para participar, basta acessar a página pelo endereço www.facebook.com/funcslz. Lá estão também álbuns de fotos dos melhores momentos do Carnaval de Passarela.